RELAÇÃO ENTRE ESTILOS DE APRENDIZAGEM E CARACTERÍSTICAS DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DO MODELO DE FELDER & SILVERMAN (1988)
DOI:
https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20net05Resumo
O presente estudo teve o objetivo de identificar os estilos de aprendizagem predominantes entre os estudantes de Ciências Contábeis e analisar sua associação com o gênero, período do curso, faixa etária e estado civil, em uma das maiores universidades privadas do país. O estudo de natureza descritiva, do tipo survey e com abordagem descritiva, utilizou dados coletados a partir do questionário elaborado por Felder e Soloman (1991), traduzido por Kuri (2004), e foi aplicado em uma amostra com 133 estudantes do curso no turno da noite. Os dados foram analisados a partir da estatística descritiva e teste de independência (Qui-quadrado). Os resultados evidenciaram que, na dimensão Percepção, o estilo Sensorial foi predominante (87,96%); na dimensão Entrada, predominou o estilo Visual (57,14%); na dimensão Processamento, predominou o estilo Reflexivo (55,63%) e, na dimensão Entendimento, predominou o estilo Global (58,64%). Verificou-se que existe uma associação estatisticamente significativa (ao nível de 5%) dos estilos de aprendizagem com o período e a idade dos estudantes de Ciências Contábeis participantes da amostra. Esses resultados sugerem uma mudança, ao longo do tempo, na forma como os estudantes de Ciências Contábeis aprendem. Diante disso, os resultados contribuem com os professores e as instituições, no sentido de se pensar em políticas e práticas pedagógicas que considerem os respectivos estilos de aprendizagem, a idade do estudante e o período em que se encontram no curso, visando à melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-Chave: Estilos de Aprendizagem. Ensino-Aprendizagem. Felder-Silverman.
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- 2020-12-16 (2)
- 2019-11-07 (1)
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