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MAPAS CONCEITUAIS

PROPOSTA DE CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO NA DISCIPLINA DE PERÍCIA CONTÁBIL

Autores

  • Caritsa Scartaty Moreira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Annandy Raquel Pereira da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Jocykleber Meireles de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Ítalo Carlos Soares do Nascimento Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Geison Calyo Varela de Melo Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v23i1.1308

Palavras-chave:

Mapas Conceituais. Perícia Contábil. Benefícios. Dificuldades.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar qual a percepção dos discentes quanto aos benefícios e dificuldades encontradas na aplicação dos Mapas Conceituais como uma forma de consolidar o conhecimento adquirido na disciplina de Perícia Contábil? A metodologia teve por base o estudo de caso com análises qualitativas, e como instrumento de coleta, um questionário com perguntas abertas. Após a aplicação do questionário, as respostas foram transcritas para um arquivo digital e submetidas à codificação aberta no software ATLAS.ti®. Os principais achados evidenciaram que os discentes destacaram como principais benefícios da utilização do Mapa Conceitual que é uma ferramenta simples e que desperta motivação, sendo possível realizar o nivelamento de conhecimento entre a turma, bem como o esclarecimento de dúvidas, incentivando o trabalho em grupo, permitindo facilitar a memorização do conteúdo e dinamizar a aula. Em relação às dificuldades, destacou-se o manuseio da ferramenta, limitação em encontrar uma sequência lógica dentro dos conteúdos, e alguns, relataram não ter encontrado nenhuma. Os discentes ainda dissertaram sobre a importância e recomendação do método em outras disciplinas. Ainda, com a avaliação realizada com os discentes, foi possível observar que obtiveram notas maiores do que em unidades que não utilizaram o Mapa Conceitual. No  geral, percebe-se que as dificuldades identificadas podem ser sanadas a partir da correta orientação e aplicação da ferramenta por parte do docente, feedback contínuo, assim, como, a utilização dessa técnica em outras disciplinas, bem como o enfoque sobre os benefícios trazidos pelos Mapas Conceituais no processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Caritsa Scartaty Moreira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Annandy Raquel Pereira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Jocykleber Meireles de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Ítalo Carlos Soares do Nascimento, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Geison Calyo Varela de Melo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

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Publicado

2022-04-29

Versões

Como Citar

Scartaty Moreira, C., Pereira da Silva, A. R., Meireles de Souza, J., Carlos Soares do Nascimento, Ítalo, & Calyo Varela de Melo, G. (2022). MAPAS CONCEITUAIS : PROPOSTA DE CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO NA DISCIPLINA DE PERÍCIA CONTÁBIL. Revista Mineira De Contabilidade, 23(1), 57–69. https://doi.org/10.51320/rmc.v23i1.1308

Edição

Seção

Artigos científicos: