BOOK-TAX DIFFERENCES E O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS NAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO
DOI:
https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20n2t02Resumen
Este artigo teve por objetivo analisar a relação entre o gerenciamento de resultados e as book-tax differences (BTD) em uma amostra composta por 124 empresas brasileiras de capital aberto listadas na B3 com dados disponíveis no período de 2010 a 2015. Em termos metodológicos utilizou-se como variável dependente os accruals discricionários advindos do Modelo de Jones Modificado (1995) como proxy para gerenciamento de resultados, ao passo que a BTD, proxy para as diferenças entre o lucro contábil e o lucro tributável foi utilizada como variável explicativa. Adicionalmente foram incluídas no modelo duas variáveis de controle: i) alavancagem financeira; e o ii) tamanho da firma. De modo geral, as evidências empíricas apontam a existência de uma relação diretamente proporcional entre o gerenciamento de resultados, a BTD, e o tamanho. Todavia, os resultados deste estudo não permitem confirmar a existência de uma relação significativa entre a alavancagem financeira e o gerenciamento de resultados.
Palavras-chave:Gerenciamento de Resultados. Book-Tax Differences. Empresas abertas.Descargas
Descargas
Publicado
Versiones
- 2020-12-16 (2)
- 2019-08-13 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional