Adulando o usuário da demonstração contábil
Resumen
O presente trabalho teve a finalidade de verificar se a apresentação de demonstrações contábeis junto com um texto ‘bajulando’ (adulando) o usuário seria capaz de influenciar de maneira positiva a imagem dos indivíduos a respeito do desempenho desta empresa. Para verificar isso, foram elaborados dois tipos de questionários com idênticas demonstrações contábeis de uma empresa fictícia; o diferencial entre eles foi que um dos textos continha elogios aos investidores, como forma de bajulá-los. O questionário foi aplicado em estudantes de contabilidade da Universidade de Brasília (UnB). As questões eram objetivas e deveriam ser respondidas com notas de zero a 10. Para comparar os resultados, foi realizado teste de média entre as notas dadas pelos respondentes e uma regressão linear múltipla, sendo a variável dependente a nota atribuída para o desempenho e as variáveis adulação e características dos respondentes como independentes. Em uma primeira regressão, a adulação não apresentou efeito significativo para o modelo. Uma segunda regressão, com a inclusão de uma variável interativa, resultante da atuação em conjunto das variáveis adulação e idade, demonstrou que a adulação seria significativa. Isto indica que a adulação tem o efeito de melhorar a nota dada pelos respondentes à empresa, porém esse efeito diminui com o avanço da idade. Uma primeira possível explicação para o resultado obtido é que, à medida que os indivíduos ficam mais velhos, tornam-se menos suscetíveis a influências emocionais. Outra possível explicação para o resultado é que os indivíduos mais velhos, por estarem em semestres mais avançados, possuem maior conhecimento teórico capaz de tornar sua análise mais imparcial e racional.
Palavras-chave: Efeito Adulação. Finanças Comportamentais. Decisão de investimento. Demonstrações Contábeis.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional