Análise dos principais aspectos históricos inerentes à influência italiana na introdução das partidas dobradas em Portugal
Resumen
Diversos autores defendem que a contabilidade por partidas dobradas é conhecida e aplicada em Portugal desde finais do século XV – ou inícios do século XVI – e que os cidadãos das cidades-estado da Península Itálica tiveram uma primordial importância na introdução desse método, devido às fortes relações comerciais, e não só, estabelecidas entre Portugal e as repúblicas italianas, à época. Este artigo pretende inferir sobre a sustentação, ou não, da tese anteriormente defendida, com base em evidências históricas, sendo que as conclusões a que chegamos admitem como válida e correcta esta percepção da evolução do pensamento contabilístico português.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional