Análise do ICMS-ST em empresas mineiras da região do Alto Paranaíba optantes pelo Simples Nacional
Resumen
O estudo objetivou identificar o impacto do ICMS-ST em empresas da região do Alto Paranaíba em Minas Gerais optantes pelo regime do Simples Nacional. Os estados, buscando uma maneira mais eficiente de fiscalizar os contribuintes, adotaram a modalidade de ICMS-ST, em que a empresa industrial recolhe todo o ICMS da cadeia consumidora no momento da venda para o distribuidor.
A pesquisa de caráter explicativo-descritivo teve como objetivo evidenciar a oneração da carga tributária em empresas do setor farmacêutico, óptico, informática e construção pelo cálculo do ICMS nas duas modalidades. Na primeira, utilizando-se a alíquota do ICMS da tabela do Simples Nacional de acordo com o faturamento e, na segunda, considerando-se o ICMS-ST aplicado com a legislação vigente em Minas Gerais. Os dados utilizados no estudo foram fornecidos por empresas dos setores em questão. A partir daí a pesquisa buscou averiguar que o percentual a ser recolhido utilizando-se o ICMS-ST pode ser bem mais elevado do que o recolhido no ICMS do Simples Nacional. Procurou-se também apontar que empresas com faturamento menor podem ter um pagamento percentual maior de ICMS-ST, enquanto algumas, com faturamento maior, podem ter uma proporção percentual menor de aumento do ICMS.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional