CONCENTRAÇÃO DO CRÉDITO EM FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS: UM ESTUDO DO DESEMPENHO DOS BANCOS DAS MONTADORAS DE VEÍCULOS
Resumen
O crescimento do mercado consumidor de veículos no Brasil impulsionou a necessidade das operações de crédito destinadas ao financiamento destes bens. Neste cenário, os bancos são os principais intermediários financeiros responsáveis por disponibilizar aos clientes uma linha de crédito para atender esta demanda. Dentre os bancos que realizam o financiamento de veículos estão os bancos das montadoras, objeto de estudo deste artigo, que tem como objetivo identificar se a concentração de crédito em financiamento de veículos dos bancos das montadoras está associada à diferença no desempenho dos indicadores econômico-financeiros, quando comparado aos bancos diversificados. Os indicadores econômico-financeiros utilizados para medir o desempenho das instituições foram os indicadores desenvolvidos pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e utilizada a técnica estatística Test t de Student. A amostra é formada por dez instituições financeiras de montadoras de veículos e seis bancos com carteira diversificada. Os resultados demonstraram que 81% dos indicadores analisados apresentaram diferenças significativas quando comparados os bancos das montadoras e os bancos diversificados e constatou-se que os bancos das montadoras apresentaram desempenho superior aos bancos diversificados em 92% dos indicadores.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional