NIVEIS DE ESTRESSE DOS CONTABILISTAS ATUANTES EM ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS DE UBERLÂNDIA
Resumen
RESUMO
Esta pesquisa tem como objetivo identificar o nível de estresse do profissional contábil atuante em escritórios contábeis de Uberlândia, se os sintomas predominantes, são físicos ou psicológicos e se associam aos aspectos pessoais e profissionais. Na fundamentação teórica buscou-se discutir acerca das responsabilidades do profissional contábil e sobre o tema estresse. A pesquisa é de caráter descritivo com abordagem quantitativa, as análises foram efetuadas com auxílio do Microsoft Excel e SPSS. Os resultados obtidos mostram que 47% dos profissionais não se classificou em nenhuma fase de estresse, 34% se encontram na fase de Resistência e 19% na fase de Exaustão. Nenhum profissional se encontra na fase de Alerta do estresse. Os sintomas são predominantemente físicos, os mais frequentes são: (físicos) Tensão muscular, Sensação de desgaste físico constante, Cansaço constante, Problemas com a memória, (psicológicos) Cansaço excessivo e Irritabilidade excessiva. Os resultados com a Análise de Correspondência mostram associação com os aspectos pessoais e profissionais, tendo algumas exceções.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional