RELAÇÃO CUSTO VERSUS QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v24i2.1502Palabras clave:
Custeio, Qualidade dos serviços, Setor de energia elétricaResumen
Este estudo tem como objetivo examinar a relação entre os custos e a qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica no Brasil listadas na Brasil Bolsa Balcão (B3). A amostra é formada por 21 empresas com dados referentes ao período 2015-2019. O custo foi mensurado a partir do valor reconhecido pelas empresas como custo do serviço prestado para cada exercício social na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Como medidas para a qualidade dos serviços prestados, adotou se: (i) Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC) – medida de qualidade externa; e (ii) Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) – medidas de qualidade internas. Como medidas de controle, foram testadas a idade, gastos com Pesquisa & Desenvolvimento, rentabilidade, governança corporativa e controle. Foram feitas estimações com regressões lineares em painel balanceado e regressão quantílica. Os resultados mostram que o custo desses serviços absorve, na média, mais de 80% do faturamento. O custo reconhecido no período relaciona-se positivamente com a qualidade dos serviços ofertados. A evidência mostra que maiores valores de custo explicam aumentos no IASC e reduções de DEC e FEC, sinalizando o efeito favorável do custo na qualidade nesse setor. As medidas de controle também explicam variações da qualidade. Conclui-se que o custo pode ter o papel de variável estratégica importante na prestação de serviço dentro do setor de energia elétrica no Brasil.
Descargas
Descargas
Publicado
Versiones
- 2023-11-30 (2)
- 2023-08-31 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 José Glauber Cavalcante dos Santos, Andreia Arruda de Oliveira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional