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AUDITORIA EM ÉPOCAS DE CRISE:

UM ESTUDO SOBRE OS EFEITOS DA CRISE PANDÊMICA SARS-COV-2 NA QUALIDADE DA AUDITORIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v23i3.1350

Palabras clave:

Qualidade da auditoria, Crise pandêmica, SARS-CoV-2, Covid-19

Resumen

Tendo em vista o impacto da SARS-CoV-2 na economia mundial, este trabalho objetiva compreender a influência da crise na qualidade da auditoria das empresas brasileiras listadas na B3. Para uma amostra de 268 empresas, foram obtidos os dados contábeis dos três primeiros trimestres de 2019 e 2020, necessários para se medir a qualidade da auditoria. Para a comparação dos resultados, empregaram se testes de média e regressão com dados em painel. Os resultados do teste de média indicam que a crise pandêmica SARS-CoV-2 impactou negativamente na qualidade da auditoria, e este resultado foi corroborado pela regressão com dados em painel. A partir do resultado encontrado, é possível inferir um prejuízo na qualidade das informações contábeis e, consequentemente, na qualidade da auditoria, especificamente durante a crise de SARS-CoV-2, não refutando a hipótese de pesquisa estabelecida. O achado sugere que os gestores podem estar propensos à manipulação de seus resultados, principalmente por se tratar de um momento mundial instável e a evidenciação de seus resultados pode ocasionar impacto no mercado financeiro. A pesquisa pode contribuir com a literatura, no papel de consolidar os efeitos de eventos adversos nos estudos relacionados à qualidade da auditoria que possibilitam um ganho quanto à qualidade informacional, e, portanto, que podem mitigar a assimetria informacional.

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Publicado

2022-12-23

Versiones

Cómo citar

Cordeiro da Silva Paiva, N., Ribeiro Toso, C., Nunes da Silva, R., de Souza Machado, L., & Rílany Rodrigues Machado, M. (2022). AUDITORIA EM ÉPOCAS DE CRISE:: UM ESTUDO SOBRE OS EFEITOS DA CRISE PANDÊMICA SARS-COV-2 NA QUALIDADE DA AUDITORIA. Revista Mineira De Contabilidade, 23(3), 76–87. https://doi.org/10.51320/rmc.v23i3.1350

Número

Sección

Artigos científicos: