Estrutura de capital e ratings de crédito: evidências no mercado acionário brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v21i2.1111Palabras clave:
estrutura de capital; ratings de crédito; endividamento; trade-off estático.Resumen
A estrutura de capital de uma firma deve ser considerada quando se faz a análise de sua probabilidade de falência e risco de insolvência. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou avaliar a aplicabilidade da teoria do trade-off estático a partir da relação entre índices de endividamento e os determinantes da estrutura de capital das firmas. O problema retratado avalia a relação entre a estrutura de capital das firmas e a classificação de risco de crédito no mercado acionário brasileiro. Diferentemente, e como contribuição, o estudo considera a probabilidade de inadimplência das empresas a partir de proxies sobre os ratings de crédito dessas firmas. Metodologicamente, foram analisadas empresas de capital aberto listadas na B3 e os modelos foram operacionalizados por meio de um painel com estimação por Mínimos Quadrados Generalizados Factíveis (FGLS), no período de 2010 a 2017. As variáveis dependentes utilizadas foram os níveis de endividamento de curto prazo, de longo prazo e total. Os resultados indicaram relações significativas entre tamanho, rentabilidade e tangibilidade dos ativos em algum dos níveis de endividamento. A classificação de rating só foi significativa para explicar o endividamento total das firmas da amostra. Já a variável dummy (ser ou não classificada pelas agências de crédito) foi estatisticamente significativa para os três modelos. Assim, este estudo gera implicações que contribuem para: a teoria sobre estrutura de capital e sobre a influência dos ratings para esse tipo análise; e de forma prática para as empresas e gestores, a fim de utilizarem o rating como uma possível medida para a entendimento da estrutura de capital das firmas e de seus riscos de insolvência.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Gustavo Henrique Dias Souza, Larissa Queiroz de Melo, Wagner Moura Lamounier, Valéria Gama Fully Bressan
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional