Análise da relação entre gerenciamento do ciclo de vida de produtos e ecoeficiência
Abstract
Este artigo partiu da premissa de que, havendo um adequado gerenciamento do ciclo de vida dos produtos, a empresa possui mais oportunidades de avaliar, planejar e executar ações ambientalmente corretas que também sejam economicamente eficientes. Produtos obsoletos precisam ser descartados pelos usuários e a responsabilidade pelo tratamento desses produtos deve ser imputada às empresas que os produziram. Assim, se une a necessidade do gerenciamento do ciclo de vida dos produtos à obtenção e manutenção
de resultados ecoeficientes. Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi o de analisar se empresas com ações negociadas em bolsa de valores realizam gerenciamento do ciclo de vida dos produtos, se nesse gerenciamento o descarte é considerado como uma fase do ciclo, e se há relação perceptível entre o gerenciamento do ciclo de vida e índices de ecoeficiência. O trabalho foi orientado por meio de pesquisa descritiva, delimitando-se pelo método quantitativo e qualitativo, o que possibilitou coletar dados relativos às suas demonstrações contábeis do exercício financeiro de 2010, considerando os valores referentes às vendas líquidas, Valor Econômico Agregado
(EVA), valor adicionado e os investimentos em meio ambiente. Os resultados encontrados demonstraram um valor de explicação das variáveis medido pelo coeficiente de determinação, visto que este número ficou em média igual a 23%. As conclusões indicaram que o gerenciamento do ciclo de vida dos produtos consegue explicar um percentual pequeno dos índices de ganho ecoeficientes.
Porém, promover outros estudos pode possibilitar encontrar uma maior relação de explicação entre as variáveis estudadas nesta pesquisa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional