Competências em tecnologia da informação e sistemas de informação: um estudo sobre a percepção de discentes em ciências contábeis
Abstract
Este estudo teve como objetivo examinar a importância atribuída a diversos tópicos da área de Sistemas de Informação (SI) e Tecnologia da Informação (TI) para a formação profissional em Contabilidade. Esta pesquisa teve como ponto de partida o Currículo Mundial para Contadores proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU (UNCTAD, 2003), bem como os trabalhos de Akroyd et al. (2013), Kearns (2014) e Damasiotis et al. (2015). A amostra foi composta por alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública, brasileira, localizada no estado do Rio de Janeiro. Para as análises, estes estudantes foram divididos entre os que estavam no início e os que estavam no final do curso. Os dados foram coletados por questionário, por meio do modelo – adaptado e atualizado – proposto por Gianoto Júnior (2007). O questionário foi distribuído aos estudantes do curso de Ciências Contábeis no período de novembro a dezembro de 2013. Os dados foram tratados com software estatístico (SPSS), utilizando-se o Teste de Mann-Whitney. Têm-se como achados de pesquisa que os alunos da IES em estudo percebem a elevada importância que a posse de competências referentes a SI e TI tem para sua formação profissional. Os resultados evidenciam que os respondentes reconhecem o significativo papel dos Sistemas de Informação para a tomada de decisão empresarial e a compreensão dos pontos de interação entre as áreas de contabilidade e de TI. Em contraponto, infere-se que os alunos não atribuem elevada importância quando perguntados acerca da gestão de recursos de TI (pessoas, dados, software, hardware e instalações) e das competências técnicas em SI e TI.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional