FATORES ASSOCIADOS À CONSTITUIÇÃO DE COMITÊS DE AUDITORIA NAS EMPRESAS COM AÇÕES NEGOCIADAS NA BM&FBOVESPA
Abstract
Este estudo teve por objetivo identificar os fatores associados à constituição de comitês de auditoria nas empresas negociadas na BM&FBovespa. A partir da literatura foram observados dez fatores associados à constituição de comitês de auditoria. Estes fatores foram testados empiricamente nesta pesquisa para identificação de características aplicáveis ao contexto brasileiro. O estudo foi desenvolvido com sustentação da Teoria da Agência, como pesquisa documental, com abordagem quantitativa, mediante análise de dados relativos ao ano de 2013. A amostra foi composta por 116 empresas, e os dados analisados obtidos por meio de demonstrações contábeis e formulários de referência. A análise de dados foi efetivada com o uso da regressão logística. Os resultados indicaram que empresas maiores e do nível de governança corporativa ‘Novo Mercado’ estão mais propensas à existência de comitês de auditoria. Por outro lado, companhias do setor de consumo não cíclico e com maiores proporções de ativos mantidos (assets in-place) estão menos sujeitas à existência de comitês de auditoria. Para os demais fatores investigados não houve constatação de associações significantes com a existência de comitês de auditoria.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional