Nível de evidenciação de custos e investimentos ambientais e legibilidade dos relatórios da administração de empresas do setor de papel e celulose
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v21i3.1171Keywords:
Legibilidade. Evidenciação. Investimentos e custos ambientais. Papel e celulose.Abstract
Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre o nível de evidenciação de informações de custos e investimentos ambientais e o grau de legibilidade dos Relatórios da Administração de empresas do setor de papel e celulose listadas na Brasil Bolsa Balcão [B]³ entre os anos de 2014 a 2018. O nível de evidenciação foi calculado a partir de categorização realizada a partir de análise de conteúdo e o grau de legibilidade foi calculado a partir do Gunning Fog Index. Os resultados encontrados indicaram que as empresas, por mais que tenham evoluído o nível de evidenciação em consideração a estudos semelhantes, não responderam, em sua totalidade, os questionamentos abordados na metodologia. Além disso, a maioria das empresas apresentaram grau de legibilidade considerado ilegível em todos os anos compreendidos pela pesquisa. A regressão linear simples indicou que o nível de evidenciação e o grau de legibilidade estão negativamente relacionados, apontando que, conforme o nível de evidenciação diminui há um aumento no grau de legibilidade das informações de cunho ambiental. Esses resultados podem indicar que o grau de legibilidade elevado pode tornar subjetiva a informação que é transmitida. Outro ponto a ser discutido a respeito dos resultados, é que as empresas podem deixar a evidenciação ambiental com linguagem mais rebuscada, prejudicando a compreensibilidade do usuário da informação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Fabio Henrique Voigt, João Victor Machado, Alison Martins Meurer
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional