ENTERPRISE RISK MANAGEMENT E O DESEMPENHO EMPRESARIAL: UMA PERSPECTIVA CONTINGENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20n3t04Resumo
Este estudo teve por objetivo verificar a relação entre Enterprise Risk Management (ERM) e as variáveis contingenciais mediante o desempenho empresarial da organização. Para tal, foi realizada uma pesquisa descritiva e documental, com abordagem quantitativa em empresas listadas na B3. Os dados coletados compreendem o período de 2012 a 2016. A amostra do estudo constituiu-se de todas as empresas brasileiras que apresentaram todos os dados necessários para a análise no período avaliado, o que correspondeu a 311 empresas. As métricas utilizadas para a mensuração do ERM, variáveis contingenciais e o desempenho empresarial foram obtidas no banco de dados Economática® e formulários de referências no site da B3. Posteriormente, com base no cálculo das variáveis analisadas, utilizou-se a técnica estatística Cluster Analysis para identificar as empresas com alto desempenho. Na sequência, realizou-se regressão de dados em painel. Os resultados sugerem que empresas de alto desempenho atribuem maior importância às variáveis contingenciais do que as demais organizações, quando da implementação do ERM. Os resultados do estudo demonstram algumas fragilidades, tendo em vista que as variáveis contingenciais complexidade empresarial, tamanho da empresa e monitoramento do conselho de administração não foram significantes no modelo. Contudo, pode-se concluir por meio dos resultados obtidos que empresas de alto desempenho atribuem maior importância às variáveis contingenciais do que as demais organizações, quando da implementação do ERM.
Palavras chave: Gestão de Risco. Fatores Contingenciais. Enterprise Risk Management. Desempenho Empresarial.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2020-12-16 (2)
- 2019-12-20 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional