METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: EVIDÊNCIAS DA APLICAÇÃO DO MÉTODO DE CASO NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20net07Resumo
O presente estudo busca examinar os benefícios da utilização do Método do Caso, bem como suas limitações, tendo como base a Teoria da Difusão da Inovação. O estudo enquadra-se como qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio de questionários, entrevistas, grupo focal e observação participante. A unidade de análise é composta por 46 estudantes que participaram desta intervenção pedagógica, distribuídos entre uma turma de Controladoria Empresarial de graduação em Ciências Contábeis e uma turma de Marketing do curso de Administração. Adicionalmente, visando complementar os achados da pesquisa, foram coletadas informações por meio de entrevistas com os docentes das disciplinas supracitadas. Após transcrição das entrevistas e grupos focais, foi realizada a codificação aberta para posterior análise de conteúdo por meio do software Atlas.ti. Os principais resultados evidenciaram que os estudantes apresentam uma boa aceitação do Método do Caso, ainda que, em um primeiro momento, exista resistência por parte de alguns alunos. No tocante às vantagens observadas por eles, foi relatado que o método possibilita visualizar os assuntos abordados em sala de aula de forma mais holística, além de facilitar a aproximação entre a teoria e a prática profissional. Em síntese, essas evidências corroboram a perspectiva dos educadores das disciplinas, uma vez que eles também percebem as vantagens do Método do Caso no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, verifica-se, sob a Teoria da Difusão da Inovação, que o Método de Caso possui os aspectos suficientes para ser difundido, que são a vantagem relativa, compatibilidade, complexidade, “experimentabilidade” e “observabilidade”.
Palavras chave: Método do Caso, Aprendizagem Baseada em Casos, Metodologias Ativas de Ensino.
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- 2020-12-16 (2)
- 2019-11-07 (1)
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