PANORAMA DA PESQUISA CIENTÍFICA SOBRE PASSIVO AMBIENTAL E CPC 25 ENTRE 2001 E 2013 NO BRASIL
Resumo
Este estudo buscou revelar um panorama das pesquisas publicadas com o tema Passivo Ambiental e CPC 25 no cenário nacional. A crescente preocupação com as questões de responsabilidade socioambiental tem incentivado o desenvolvimento de pesquisas científicas nesse campo. A justificativa é oferecer um mapeamento dos autores mais significativos na área e o direcionamento de como estão as tendências das pesquisas relacionadas ao tema proposto, para pesquisadores e os demais usuários interessados em uma fonte para novos trabalhos. O objetivo desta pesquisa foi: apresentar um panorama dos estudos publicados em relação ao tema passivo ambiental e CPC 25 no cenário brasileiro, entre os anos de 2001 e 2013, em periódicos e congressos nacionais. Para desenvolvimento deste trabalho foi feito um estudo bibliométrico com mapeamento de trabalhos acadêmicos publicados em revistas científicas brasileiras, anais do EnANPAD, Congresso USP e da Base Scielo. A pesquisa é classificada como exploratória e descritiva, a fonte de coleta de dados é de natureza secundária, sendo executada análise documental, aplicação da técnica de análise de conteúdo e a abordagem dos dados com característica qualitativa. Como principal resultado verificou-se que: 60% dos trabalhos são de característica exploratória; 67,5% são estudos práticos; 95% são voltados para o passivo ambiental. Já no mapeamento constatou-se que os artigos têm como limitações a fonte de coletas de dados e que os resultados não são generalizáveis, sendo que os principais são a ausência de informações nos relatórios e os impactos sofridos pelo meio ambiente.
Palavras-chave: Passivo ambiental. Panorama de pesquisa. CPC 25.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional