Perspectivas dos contadores em relação à implantação do eSocial
Resumo
O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) refere-se à escrituração digital da folha de pagamento e das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas a todo e qualquer vínculo trabalhista, sendo classificado como o maior e mais complexo projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). O objetivo deste estudo foi analisar as perspectivas dos contadores em relação à implantação do eSocial. Quanto à abordagem, utilizou-se a metodologia quantitativa, a descritiva para o objetivo, e pesquisa de levantamento quanto aos procedimentos. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário que foi validado por três professores da área, com dezessete questões fechadas, baseado nos autores Abrantes (2014) e Volpatto (2014). A população desta pesquisa foi de 5.345 contadores registrados no Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC), resultando em uma amostra de 251 respondentes. Os principais resultados apontaram que os profissionais demonstraram conhecimento em relação ao eSocial, no entanto, não estão preparados para esta nova obrigação e pretendem investir em capacitação, tecnologia da informação e consultorias. Além disto, os profissionais acreditam que, com a implantação do eSocial, haverá uma pequena redução da burocracia e um grande aumento do cumprimento dos direitos trabalhistas. Por fim, as perspectivas dos contadores em relação à implantação do eSocial não são positivas, uma vez que, como os próprios respondentes afirmaram, não estão preparados para esta mudança. E ainda, a maioria dos contadores acredita que o maior beneficiado com a implantação do eSocial será o governo.
Palavras-Chave: Perspectivas. Contadores. eSocial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional