Adulando o usuário da demonstração contábil

Autores

  • César Augusto Tiburcio Silva Universidade de Brasília
  • Isabela Lourenço Achkar Magalhães Universidade de Brasília
  • Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente trabalho teve a finalidade de verificar se a apresentação de demonstrações contábeis junto com um texto ‘bajulando’ (adulando) o usuário seria capaz de influenciar de maneira positiva a imagem dos indivíduos a respeito do desempenho desta empresa. Para verificar isso, foram elaborados dois tipos de questionários com idênticas demonstrações contábeis de uma empresa fictícia; o diferencial entre eles foi que um dos textos continha elogios aos investidores, como forma de bajulá-los. O questionário foi aplicado em estudantes de contabilidade da Universidade de Brasília (UnB). As questões eram objetivas e deveriam ser respondidas com notas de zero a 10. Para comparar os resultados, foi realizado teste de média entre as notas dadas pelos respondentes e uma regressão linear múltipla, sendo a variável dependente a nota atribuída para o desempenho e as variáveis adulação e características dos respondentes como independentes. Em uma primeira regressão, a adulação não apresentou efeito significativo para o modelo. Uma segunda regressão, com a inclusão de uma variável interativa, resultante da atuação em conjunto das variáveis adulação e idade, demonstrou que a adulação seria significativa. Isto indica que a adulação tem o efeito de melhorar a nota dada pelos respondentes à empresa, porém esse efeito diminui com o avanço da idade. Uma primeira possível explicação para o resultado obtido é que, à medida que os indivíduos ficam mais velhos, tornam-se menos suscetíveis a influências emocionais. Outra possível explicação para o resultado é que os indivíduos mais velhos, por estarem em semestres mais avançados, possuem maior conhecimento teórico capaz de tornar sua análise mais imparcial e racional.


Palavras-chave: Efeito Adulação. Finanças Comportamentais. Decisão de investimento. Demonstrações Contábeis.

 

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Biografia do Autor

César Augusto Tiburcio Silva, Universidade de Brasília

Doutor de Contabilidade (Universidade de São Paulo), Professor Titular da Universidade de Brasília

Isabela Lourenço Achkar Magalhães, Universidade de Brasília

Graduanda em Contabilidade pela Universidade de Brasília

Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Contabilidade pelo Programa Multiinstitucional UnB-UFPB-UFRN. Professora da UFRN.

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Publicado

2017-10-10

Como Citar

Tiburcio Silva, C. A., Achkar Magalhães, I. L., & Vieira, E. R. F. da C. (2017). Adulando o usuário da demonstração contábil. Revista Mineira De Contabilidade, 18(2), 17–27. Recuperado de https://crcmg.emnuvens.com.br/rmc/article/view/658

Edição

Seção

Artigos científicos: