Algumas reflexões sobre o Balanço Social
Resumo
Se analisássemos a expressão considerando seu significado imediato (etmológico) teríamos uma ideia de "equilíbrio", visto ter a palavra "balanço" origem latina significando pratos de uma balança. "(...)A palavra balanço tem o mesmo significado de balança, compreendendo a noção de equilíbrio. Sua origem vem do termo latim bilancis (bi=dois, lancis=pratos de balança)." Ao denominar-se um relatório ou uma demonstração é imprescindível que se atente para a finalidade a que esta se prestará. O Balanço Social visa, aprioristicamente, demonstrar ou simplesmente mostrar (relatar) o quão a empresa, célula social, cria, influencia e transforma a realidade social. Neste ínterim, onde estaria, nesta atribuição, a noção de equilíbrio? Neologismos a parte, é imperativo que não nos tornemos subservientes à conveniência de uma "aplicação genérica" e busquemos uma expressão apropriada e mais condizente com seu significado e a realidade de nosso "Balanço Social". Clarificando melhor a ideia, é importante que compatibilizemos a peça em discussão com as funções a que correspoderá. Preliminar à definição de um formato padronizado ou à questão da obrigatoriedade de publicação (fator coercitivo), fundamental torna-se sedimentar as bases conceituais, posto que uma base conceitual bem sedimentada e por isso, consistente, conduz ao verdadeiro entendimento, a nosso ver, a melhor das repercussões. Temos como preferência nos referirmos ao Balanço Social como "Relatório ou Demonstração de Informação Social".Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional