MEDIÇÕES ECONÔMICAS NÃO BASEADAS NAS NORMAS CONTÁBEIS
Resumo
A Comissão de Valores Mobiliários, no seu Oficio Circular nº 01/2004 instrui e comenta sobre varias normas técnicas nas praticas contábeis. Nessa Resolução menciona sobre "Medições Econômicas Baseadas e Não Baseadas nas Normas Contábeis", as quais complementam as demonstrações tradicionais. Não há duvida sobre a utilidade dessas complementações, as quais podem ser elaboradas principalmente por Contabilistas, Economistas e Administradores, em trabalhos conjuntos ou individuais. Procuramos mostrar que não é possível obter dados econômicos sem que sejam obtidos na contabilidade, a qual demonstra fatos patrimoniais, econômicos e financeiros. A utilização parcial desses dados, principalmente utilizando só informações de ordem financeira e ignorando as demais, pode levar as conclusões incorretas.Comentamos, também, um dos processos mencionados no oficio da CVM, que é o "EBITDA", (ou "LAJIDA"), que desconsidera em seus estudos vários elementos importantes dos balanços das empresas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional