Ações de responsabilidade social evidenciadas no balanço social: um estudo de caso
Resumo
Ações voluntárias por parte de empresas contribuem para uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo. O interesse pelos benefícios gerados não apenas para os proprietários das organizações é o conceito real de responsabilidade social. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é analisar o grau de comprometimento de ações de responsabilidade social da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG tendo como parâmetro o valor patrimonial da empresa. A princípio, houve a necessidade de se discutir o conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tanto do ponto de vista social quanto econômico. O entendimento desses conceitos é fator preponderante para avaliar ações e projetos de RSE desenvolvidos pela organização. Foram utilizados indicadores para determinar o grau de comprometimento da empresa para com a sociedade. Trata-se de pesquisa exploratória do tipo estudo de caso. Os dados foram coletados no próprio site da companhia, por meio dos relatórios publicados. O resultado obtido surgiu após estudos dos investimentos da instituição em seus investidores, empregados, fornecedores, sindicatos, associações empresariais, comunidades onde a empresa tem operações, governos locais, organizações sem fins lucrativos. Concluiu-se, assim, a necessidade de mais investimentos visto que o grau de poder da companhia é de grande dimensão e seu lucro totalmente superior à porcentagem
distribuída com o meio no qual está inserida
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional