Estratégia de formação de preços em academias de ginástica da região metropolitana do Recife
Resumo
O objetivo do presente estudo foi identificar a estratégia de formação de preço adotada por prestadores de serviços do ramo de academias de ginástica localizadas na região metropolitana da cidade do Recife. Para tal, realizou-se uma pesquisa do tipo survey, cujo questionário foi analisado de forma descritiva, com gestores de academias localizadas na região escolhida,
questionando se estes consideravam, no processo de formação de preços, informações relativas ao perfil dos clientes, características dos concorrentes e dos custos da empresa. No total, a pesquisa contou com quarenta e cinco respondentes atuantes nas cidades de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Paulista e São Lourenço da Mata. Como principais resultados verificou-se que as empresas levam em consideração o
perfil dos clientes, a concorrência e os custos organizacionais para a formação de preço de seus serviços. Constatou-se, também, que o principal objetivo das academias ao estabelecer seus preços é atrair e manter clientes. Quanto aos custos, os estabelecimentos em estudo consideram estes importantes no processo de precificação. Assim, esta pesquisa pôde contribuir para o fortalecimento do papel do contador como fornecedor de informações úteis para as empresas do setor analisado, diante da importância dada pelos estabelecimentos pesquisados às informações relativas aos custos e à contabilidade para a formação do preço dos serviços prestados.
Palavras-chave: Contabilidade de Custos, Formação de Preço, Setor de Serviços.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional