A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE CORRUPÇÃO E MORALIDADE

UM ESTUDO À LUZ DAS TÉCNICAS DE NEUTRALIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v25i1.1534

Palavras-chave:

Corrupção, Moralidade, Técnicas de Neutralização, Área de Negócios, Estudantes Universitários

Resumo

O artigo tem como objetivo investigar a percepção de estudantes universitários, da área de negócios, a respeito de temas de moralidade e corrupção, e o papel das técnicas de neutralização na visão destes estudantes. Para isso, foi utilizado questionário como instrumento de coleta dos dados, e assumido como população universitários em nível de graduação e pós-graduação. O estudo se classifica como quantitativo na abordagem e descritivo pelo objetivo adotado, fazendo uso de estatística descritiva, além de teste Qui-quadrado e teste de Wilcoxon pareado, na análise dos dados. Entre os achados se destaca o baixo nível de conhecimento anterior dos alunos sobre os temas observados, assim como a relação positiva entre as técnicas de neutralização e a percepção dos respondentes sobre moralidade e corrupção. Como contribuições teóricas, estimular a literatura sobre corrupção e moralidade na área de negócios, além de introduzir as técnicas de neutralização nos estudos sobre os temas. Ainda, auxiliar profissionais e acadêmicos da área de negócios a respeito do entendimento sobre casos de corrupção e moralidade, e a influência das técnicas de neutralização sobre esses casos, e assim ajudar na procura de mecanismos para amenizar a racionalização de situações imorais ou ilegais nos ambientes investigados.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Sousa de Oliveira, W. A., & Alves Botinha, R. (2024). A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE CORRUPÇÃO E MORALIDADE: UM ESTUDO À LUZ DAS TÉCNICAS DE NEUTRALIZAÇÃO. Revista Mineira De Contabilidade, 25(1), 83–95. https://doi.org/10.51320/rmc.v25i1.1534

Edição

Seção

Artigos científicos: