A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE CORRUPÇÃO E MORALIDADE
UM ESTUDO À LUZ DAS TÉCNICAS DE NEUTRALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v25i1.1534Palavras-chave:
Corrupção, Moralidade, Técnicas de Neutralização, Área de Negócios, Estudantes UniversitáriosResumo
O artigo tem como objetivo investigar a percepção de estudantes universitários, da área de negócios, a respeito de temas de moralidade e corrupção, e o papel das técnicas de neutralização na visão destes estudantes. Para isso, foi utilizado questionário como instrumento de coleta dos dados, e assumido como população universitários em nível de graduação e pós-graduação. O estudo se classifica como quantitativo na abordagem e descritivo pelo objetivo adotado, fazendo uso de estatística descritiva, além de teste Qui-quadrado e teste de Wilcoxon pareado, na análise dos dados. Entre os achados se destaca o baixo nível de conhecimento anterior dos alunos sobre os temas observados, assim como a relação positiva entre as técnicas de neutralização e a percepção dos respondentes sobre moralidade e corrupção. Como contribuições teóricas, estimular a literatura sobre corrupção e moralidade na área de negócios, além de introduzir as técnicas de neutralização nos estudos sobre os temas. Ainda, auxiliar profissionais e acadêmicos da área de negócios a respeito do entendimento sobre casos de corrupção e moralidade, e a influência das técnicas de neutralização sobre esses casos, e assim ajudar na procura de mecanismos para amenizar a racionalização de situações imorais ou ilegais nos ambientes investigados.
Downloads
Referências
Albernaz, E. R. (2010). Na fronteira entre o bem e o mal: ética profissional e moral religiosa entre policiais militares evangélicos cariocas. Caderno CRH, 23(60), 525–539. Retrieved from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792010000300006&lng=pt&tlng=pt
Castro, A., & Ansari, S. (2017). Contextual “Readiness” for Institutional Work. A Study of the Fight Against Corruption in Brazil. Journal of Management Inquiry, 26(4), 351–365.
Chapman, K. J., Davis, R., Toy, D., & Wright, L. (2004). Academic Integrity in the Business School Environment: I’ll Get by with a Little Help from My Friends. Journal of Marketing Education, 26(3), 236–249. Retrieved from http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0273475304268779
Chassé, S., & Boiral, O. (2017). Legitimizing Corporate (Un) Sustainability: A Case Study of Passive SMEs. Organization and Environment, 30(4), 324–345.
Chory, R. M., Horan, S. M., & Houser, M. L. (2017). Justice in the Higher Education Classroom: Students’ Perceptions of Unfairness and Responses to Instructors. Innovative Higher Education, 42(4), 321–336. Innovative Higher Education. Retrieved from http://dx.doi.org/10.1007/s10755-017-9388-9
D’Souza, M. F. (2020). A Responsabilidade Social Corporativa modera a relação entre o traço maquiavélico e o gerenciamento de resultados? Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 14(4), 1–14. Retrieved from http://www.repec.org.br/repec/article/view/2661
Eriksson, L., & McGee, T. R. (2015). Academic dishonesty amongst Australian criminal justice and policing university students: Individual and contextual factors. International Journal for Educational Integrity, 11(1). International Journal for Educational Integrity. Retrieved from http://dx.doi.org/10.1007/s40979-015-0005-3
Evans, J. S. B. T., & Stanovich, K. E. (2013). Dual-Process Theories of Higher Cognition: Advancing the Debate. Perspectives on Psychological Science, 8(3), 223–241.
Fooks, G., Gilmore, A., Collin, J., Holden, C., & Lee, K. (2013). The Limits of Corporate Social Responsibility: Techniques of Neutralization, Stakeholder Management and Political CSR. Journal of Business Ethics, 112(2), 283–299.
Fukukawa, K., Zaharie, M. M., & Romonţi-Maniu, A. I. (2019). Neutralization techniques as a moderating mechanism: Ethically questionable behavior in the Romanian consumer context. Psychology and Marketing, 36(2), 138–149.
INEP. (2019). Censo da Educação Superior de 2019. Brasília. Retrieved from https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/Apresentacao_Censo_da_Educacao_Superior_2019.pdf
Jávor, I., & Jancsics, D. (2016). The Role of Power in Organizational Corruption: An Empirical Study. Administration and Society, 48(5), 527–558.
Kahneman, D. (2011). Thinking, fast and slow. London: Farrar, Straus and Giroux.
Lasarov, W., Mai, R., García de Frutos, N., Egea, J. M. O., & Hoffmann, S. (2019). Counter-arguing as barriers to environmentally motivated consumption reduction: A multi-country study. International Journal of Research in Marketing, 36(2), 281–305. Elsevier B.V. Retrieved from https://doi.org/10.1016/j.ijresmar.2018.11.005
Mazar, N., & Ariely, D. (2006). Dishonesty in everyday life and its policy implications. Journal of Public Policy & Marketing, 25(1), 117–126. Retrieved from https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=887529
Medeiros, C. R. de O., & Silveira, R. A. da. (2018). A Petrobrás nas teias da corrupção: mecanismos discursivos da mídia brasileira na cobertura da Operação Lava Jato. Revista de Contabilidade e Organizações, 11(31), 11.
Minarcik, J., & Bridges, A. J. (2015). Psychology Graduate Students Weigh In: Qualitative Analysis of Academic Dishonesty and Suggestion Prevention Strategies. Journal of Academic Ethics, 13(2), 197–216.
Minor, W. W. (1981). Techniques of Neutralization: a Reconceptualization and Empirical Examination. Journal of Research in Crime and Delinquency, 18(2), 295–318. Retrieved from http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/002242788101800206
Nascimento, R. S., & Pinho, R. C. de S. (2020). Percepção da corrupção em ambiente acadêmico: análise empírica a partir de alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Ceará (UFC). REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, 12(1), 295–316. Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/16854
Nichols, P. M., & Dowden, P. E. (2019). Maximizing stakeholder trust as a tool for controlling corruption. Crime, Law and Social Change, 71(2), 171–195. Crime, Law and Social Change.
Oliveira, T. M. V., Aguiar, F. H. O. de, Queiroz, J. P. de, & Barrichello, A. (2014). Cola, plágio e outras práticas acadêmicas desonestas: um estudo quantitativo-descritivo sobre o comportamento de alunos de graduação e pós-graduação da área de negócios. RAM. Revista de Administração Mackenzie, 15(1), 73–97. Retrieved from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712014000100004&lng=pt&tlng=pt
Padula, A. J. A., & Albuquerque, P. H. M. (2018). Corrupção Governamental no Mercado de Capitais: Um estudo acerca da operação Lava Jato. Revista de Administração de Empresas, 58(4), 405–417. Retrieved from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902018000400405&lng=pt&tlng=pt
Polding, B. (2017). The Extension of Neutralization Theory to Business Ethics. Journal of Leadership Studies, 11(2), 63–65. Retrieved from http://doi.wiley.com/10.1002/jls.21529
Samson, A., & Voyer, B. G. (2014). Emergency purchasing situations: Implications for consumer decision-making. Journal of Economic Psychology, 44, 21–33. Elsevier B.V. Retrieved from http://dx.doi.org/10.1016/j.joep.2014.05.004
Santos, D., Avelino, B. C., Cunha, J. V. A. da, & Colauto, R. D. (2020). Justiça e desonestidade acadêmica: um estudo com estudantes do curso de ciências contábeis. Revista Contemporânea de Contabilidade, 17(44), 71–86.
Santos, R. A. dos, Guevara, A. J. de H., & Amorim, M. C. S. (2013). Corrupção nas organizações privadas: análise da percepção moral segundo gênero, idade e grau de instrução. Revista de Administração, 48(1), 53–66. Retrieved from http://www.rausp.usp.br/busca/artigo.asp?num_artigo=1508
Sauerbronn, J. F. R., Barros, D. F., Strehlau, S., & Mello da Costa, A. de S. (2011). Pirataria E Download Como Comportamento Desviante E As Técnicas De Neutralização Usadas Pelo Consumidores. Gestão e Sociedade, 4(8), 513–538.
Shadnam, M., Bykov, A., & Prasad, A. (2020). Opening Constructive Dialogues Between Business Ethics Research and the Sociology of Morality: Introduction to the Thematic Symposium. Journal of Business Ethics, (0123456789). Springer Netherlands. Retrieved from https://doi.org/10.1007/s10551-020-04638-7
Siebert, S., Martin, G., & Simpson, G. (2020). Rhetorical strategies of legitimation in the professional field of banking. Journal of Professions and Organization, 7(2), 134–155.
Sykes, G. M., & Matza, D. (1957). Techniques of Neutralization: A Theory of Delinquency. American Sociological Review, 22(6), 664. Retrieved from http://www.jstor.org/stable/2089195?origin=crossref
Vance, A., Siponen, M. T., & Straub, D. W. (2020). Effects of sanctions, moral beliefs, and neutralization on information security policy violations across cultures. Information and Management, 57(4), 103212. Elsevier. Retrieved from https://doi.org/10.1016/j.im.2019.103212
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 William Augusto Sousa de Oliveira, Reiner Alves Botinha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional