Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-04-28. Leia a versão mais recente.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, PRÁTICAS E FORMAÇÃO DOCENTE:

PERSPECTIVAS DOS DOCENTES EM CONTABILIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v24i1.1427

Palavras-chave:

Avaliação de Aprendizagem, Práticas Docentes, Ensino e Aprendizagem

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a percepção dos professores, de cursos de Ciências Contábeis de Universidades públicas do Nordeste brasileiro, acerca das práticas docentes na avaliação da aprendizagem. Para tanto, adotou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, com resultados obtidos a partir de autorrelatos, construídos mediante um questionário estruturado, composto de perguntas abertas e adaptado do estudo de Lima, Vendramin e Tonin (2020). Tal perspectiva metodológica permitiu o levantamento de reflexões acerca da vivência, da autoavaliação da prática docente e do processo de formação e do crescimento do público investigado. Os questionários foram enviados, via e-mail, por meio de um formulário do Google Forms, para 90 docentes de universidades públicas do Nordeste, dos cursos de Ciências Contábeis, com retorno de 21 profissionais. Os resultados deste estudo apontam que as experiências com disciplinas, nos cursos de pós-graduação, foram relevantes para a formação da identidade dos docentes. Além disso, observou-se o uso de diversos métodos de aprendizagem, avaliação e de recursos tecnológicos, o que promoveu uma formação socioconstrutivista. Os achados desta pesquisa contribuem para a reflexão, por parte dos docentes, sobre as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula e as diversas formas de avaliação da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keliane de Melo Ramalho, Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte - UFRN, especialista em Auditoria e Perícia - Faveni, Graduada em Ciências Contábeis na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atuou como monitora da disciplina Metodologia do Trabalho Científico, Teoria da Contabilidade e Contabilidade Básica I, foi bolsista dos projetos de extensão ''Abordagens Teóricas e práticas em Perícia Contábil'' e ''Abordagens Teóricas e práticas em controle interno'' pela UERN de forma voluntária. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, contabilidade pública, terceiro setor, finanças comportamentais, ensino e aprendizagem em Ciências Contábeis e informação contábil. 

Sabrina Paulino de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Ciências Contábeis na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2020). Especialista em Auditória e Perícia Contábil - FAVENI (2021), Mestranda em Ciências Contábeis (UFRN). Atuou como monitora da disciplina Auditoria, bolsista dos projetos de extensão ''Abordagens Teóricas e práticas em Perícia Contábil'' e ''Abordagens Teóricas e práticas em controle interno'' pela UERN de forma voluntária. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, contabilidade pública, finanças comportamentais, finanças pessoais, contabilidade corporativa e contabilidade trabalhista. 

Levy Ruanderson Ferreira da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte

Mestrando em Ciências Contábeis no Programa de Pós-Graduação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2021). Especialista em Gestão Financeira e Controladoria (2020). Bacharel em Ciências Contábeis pela Centro Universitário Facex (2017) e Cursando Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2021). Bolsista de pesquisa por meio do convenio entre a FAPERN e Escola de Governo RN, onde atua no setor financeiro da Secretária de Administração do Estado do Rio Grande do Norte.

Aneide Oliveira Araujo, Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2001). Professora Titular Aposentada do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Lecionou no Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bem como no Mestrado em Ciências Contábeis da referida instituição. Lecionou no Mestrado do Programa Multiinstitucional e Interregional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília/Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Universidade Federal da Paraíba . Tem experiência na área de Controladoria, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade, custos, gestão, ensino e aprendizagem. Referee de periódicos e eventos nacionais e internacionais. Ex-bolsista CAPES em Estágio Pós-doutoral na área de sustentabilidade empresarial na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Portugal.

 

Downloads

Publicado

2023-04-28

Versões

Como Citar

Ramalho, K. de M., Oliveira, S. P. de, Silva, L. R. F. da, & Araujo, A. O. (2023). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, PRÁTICAS E FORMAÇÃO DOCENTE:: PERSPECTIVAS DOS DOCENTES EM CONTABILIDADE. Revista Mineira De Contabilidade, 24(1), 74–86. https://doi.org/10.51320/rmc.v24i1.1427

Edição

Seção

Artigos científicos: