AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, PRÁTICAS E FORMAÇÃO DOCENTE:
PERSPECTIVAS DOS DOCENTES EM CONTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v24i1.1427Palavras-chave:
Avaliação de Aprendizagem, Práticas Docentes, Ensino e AprendizagemResumo
Este estudo tem por objetivo analisar a percepção dos professores, de cursos de Ciências Contábeis de Universidades públicas do Nordeste brasileiro, acerca das práticas docentes na avaliação da aprendizagem. Para tanto, adotou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, com resultados obtidos a partir de autorrelatos, construídos mediante um questionário estruturado, composto de perguntas abertas e adaptado do estudo de Lima, Vendramin e Tonin (2020). Tal perspectiva metodológica permitiu o levantamento de reflexões acerca da vivência, da autoavaliação da prática docente e do processo de formação e do crescimento do público investigado. Os questionários foram enviados, via e-mail, por meio de um formulário do Google Forms, para 90 docentes de universidades públicas do Nordeste, dos cursos de Ciências Contábeis, com retorno de 21 profissionais. Os resultados deste estudo apontam que as experiências com disciplinas, nos cursos de pós-graduação, foram relevantes para a formação da identidade dos docentes. Além disso, observou-se o uso de diversos métodos de aprendizagem, avaliação e de recursos tecnológicos, o que promoveu uma formação socioconstrutivista. Os achados desta pesquisa contribuem para a reflexão, por parte dos docentes, sobre as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula e as diversas formas de avaliação da aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-11-30 (2)
- 2023-04-28 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Keliane de Melo Ramalho, Sabrina Paulino de Oliveira, Levy Ruanderson Ferreira da Silva, Aneide Oliveira Araujo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional