AUDITORIA EM ÉPOCAS DE CRISE:
UM ESTUDO SOBRE OS EFEITOS DA CRISE PANDÊMICA SARS-COV-2 NA QUALIDADE DA AUDITORIA
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v23i3.1350Palavras-chave:
Qualidade da auditoria, Crise pandêmica, SARS-CoV-2, Covid-19Resumo
Tendo em vista o impacto da SARS-CoV-2 na economia mundial, este trabalho objetiva compreender a influência da crise na qualidade da auditoria das empresas brasileiras listadas na B3. Para uma amostra de 268 empresas, foram obtidos os dados contábeis dos três primeiros trimestres de 2019 e 2020, necessários para se medir a qualidade da auditoria. Para a comparação dos resultados, empregaram se testes de média e regressão com dados em painel. Os resultados do teste de média indicam que a crise pandêmica SARS-CoV-2 impactou negativamente na qualidade da auditoria, e este resultado foi corroborado pela regressão com dados em painel. A partir do resultado encontrado, é possível inferir um prejuízo na qualidade das informações contábeis e, consequentemente, na qualidade da auditoria, especificamente durante a crise de SARS-CoV-2, não refutando a hipótese de pesquisa estabelecida. O achado sugere que os gestores podem estar propensos à manipulação de seus resultados, principalmente por se tratar de um momento mundial instável e a evidenciação de seus resultados pode ocasionar impacto no mercado financeiro. A pesquisa pode contribuir com a literatura, no papel de consolidar os efeitos de eventos adversos nos estudos relacionados à qualidade da auditoria que possibilitam um ganho quanto à qualidade informacional, e, portanto, que podem mitigar a assimetria informacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-11-30 (2)
- 2022-12-23 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nabila Cordeiro da Silva Paiva, Camila Ribeiro Toso, Raquel Nunes da Silva, Lúcio de Souza Machado, Michele Rílany Rodrigues Machado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional