GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO DAS NARRATIVAS CONTÁBEIS DA VALE S.A. EM DETRIMENTO DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE BRUMADINHO
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v23i2.1344Palavras-chave:
Brumadinho, Narrativas Contábeis, Gerenciamento de ImpressõesResumo
Este trabalho tem como objetivo investigar como estão representadas as estratégias de gerenciamento de impressão de dissimulação, pela manipulação da facilidade de leitura e manipulação temática, nas narrativas contábeis na comunicação corporativa, quando do rompimento da barragem de Brumadinho (25 de janeiro de 2019), pertencente à empresa Vale S.A. A metodologia aplicada foi a análise de conteúdo de narrativas contábeis em comunicados divulgados à imprensa e relatórios anuais disponibilizados no website da empresa, publicados entre 2018 e 2019. Os resultados da pesquisa apontam que o índice de legibilidade – medido pelo Índice de Leitura de Flesch (FLF) – em todos os relatórios da empresa no período estudado é de fácil leitura. Ficou comprovada, de igual modo, a utilidade das narrativas para repassar informações econômicas baseadas na maximização da utilidade, bem como explicações comportamentais baseadas no emprego de frases emotivas e na inserção da narrativa na prática social. Os resultados são consistentes com a literatura sobre uso da facilidade de leitura e ênfase nas boas notícias, como forma de ocultar informações negativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-11-30 (2)
- 2022-08-30 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jonas Rosso Cadorin, Viviane Theiss
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional