Ensino de contabilidade governamental: uma análise das matrizes curriculares dos cursos de graduação em ciências contábeis das IES de Minas Gerais

Autores

  • Alessandra Vieira Cunha Marques UNIFUCAMP
  • Marielle Luzia de Oliveira UNIFUCAMP

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v21i2.1106

Palavras-chave:

Ensino contábil; Matrizes curriculares; Contabilidade Governamental.

Resumo

A Contabilidade Governamental bem aplicada é fundamental para os países em desenvolvimento, visto que pode gerar benefícios econômicos e ainda diminuir armadilhas fiscais e falhas de governança de um país. Sendo assim, o presente estudo objetiva analisar a carga horária adotada nas grades curriculares referentes ao ensino de Contabilidade Governamental em cada tipo de Instituição de Ensino Superior (IES) de Minas Gerais de acordo com a modalidade de ensino. A amostra objeto da pesquisa é formada por 139 IES públicas e privadas de Minas Gerais que oferecem os cursos de graduação em Ciências Contábeis. Utilizou-se o teste não paramétrico de Mann-Whitney para analisar as médias das cargas horárias referentes ao ensino de Contabilidade Governamental. Os resultados encontrados revelam que as IES mineiras possuem deficiência na carga horária da disciplina de Contabilidade Governamental, visto que a média geral foi de 77,63 horas (disciplina obrigatória), e a carga horária proposta pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é de 180 horas. O resultado do teste de Mann Whitney aponta que as IES mineiras não possuem em suas grades curriculares diferença estatisticamente significativa na carga horária de Contabilidade Governamental. Logo, infere-se que não há diferença de carga horária ofertada no ensino dessa disciplina pelas IES públicas e privadas, presenciais e a distância.

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Biografia do Autor

Alessandra Vieira Cunha Marques, UNIFUCAMP

Mestre em Contabilidade Financeira pela Universidade Federal de Uberlândia (2014), graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO DO CERRADO-PATROCINIO (2006), MBA em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade Federal de Uberlândia (2009), MBA em Controladoria e Finanças Empresariais pela Universidade Federal de Lavras (2009). Professora dos cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis na Fundação Carmelitana Mário Palmério (FUCAMP). Autora de trabalhos publicados em congressos de relevância nacional na área como Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, Congresso Brasileiro de Custos, BBR Conference e Enangrad. Contém também trabalhos aprovados em periódicos como Brazilian Business Review e Cadernos da FUCAMP. Atualmente pesquisa na área de Contabilidade Societária com ênfase em informações contábeis e os impactos para os usuários da Contabilidade. Possui interesse de pesquisa também no tema Educação em Contabilidade.

Marielle Luzia de Oliveira, UNIFUCAMP

Grauada em ciências contábeis pela UNIFUCAMP.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

Cunha Marques, A. V., & de Oliveira, M. L. (2020). Ensino de contabilidade governamental: uma análise das matrizes curriculares dos cursos de graduação em ciências contábeis das IES de Minas Gerais. Revista Mineira De Contabilidade, 21(2), 85–92. https://doi.org/10.51320/rmc.v21i2.1106

Edição

Seção

Artigos científicos: