COST DRIVERS: REFLEXÕES SOBRE DEFINIÇÕES, CONCEITOS, UTILIDADES E APLICABILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2020v21n1t03Palavras-chave:
Cost Drivers; Determinantes de Custos; Direcionadores de Custos; ABC; GEC.Resumo
Este estudo apresenta uma análise crítica das definições e dos conceitos de cost drivers, considerando os aspectos utilitaristas e de aplicabilidade, bem como os frameworks do Activity-Based Costing (ABC) e da Gestão Estratégica de Custos (GEC) que utilizam a expressão cost drivers, conforme exposta na literatura brasileira e internacional. Para isso, foi verificado nos materiais bibliográficos disponíveis, os conceitos de cost drivers em sentido amplo, com o significado de determinantes de custos e com a denotação de direcionadores de custos. O estudo evidencia os vieses existentes na literatura brasileira no uso dos conceitos e contribui, por meio de críticas, às definições e conceitos, apresentando uma proposta conceitual para os cost drivers, segundo suas características. O trabalho revela a essência dos determinantes de custos como fatores estratégicos e os direcionadores de custos como elementos distribuidores de montantes de custos. Para os gestores, estes proveem maior acurácia na informação para a mensuração do desempenho operacional, ao passo que aqueles definem rumos estratégicos. Para a gestão, essa diferença primordial pode afetar a maneira como ocorre o processo decisório.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2020-12-16 (2)
- 2020-05-15 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Eric Ferreira dos Santos, Katia Abbas, Antonio Ricardo Catânio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional