Excesso de Confiança e Otimismo Sobre a Estrutura de Capital de Firmas Brasileiras com Diversidade no Conselho de Administração
Resumo
O objetivo foi analisar a influência do excesso de confiança e otimismo gerencial sobre a estrutura de capital de firmas brasileiras aderentes à diversidade no conselho de administração. A amostra da pesquisa foi composta por 50 empresas, sendo 26 companhias que possuíam todos os mecanismos e 24 que não possuíam nenhum dos mecanismos de governança corporativa. Na análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva e a análise em painel. Observou-se que empresas sem mecanismos de governança corporativa apresentam maior volume de ações em tesouraria, bem como alavancagem contábil e de mercado. Os resultados demonstraram que as empresas não aderentes à diversidade no conselho de administração possuem maior excesso de confiança e otimismo gerencial no endividamento e são mais propensas à recompra de ações em tesouraria do que as firmas que possuem adesão aos mecanismos de governança corporativa (não dualidade do conselho de administração, membros externos e presença de mulheres). Esta pesquisa contribui com evidências empíricas de que mecanismos de governança corporativa podem ter um efeito de limitar o excesso de confiança e otimismo gerencial das empresas.
Palavras-chave: Excesso de confiança. Mecanismos de governança corporativa. Estrutura de capital.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional