A melhoria da qualidade da informação de custos por meio da combinação de sistemas e métodos de custeio
Resumo
No presente artigo, analisa-se a importância da contabilidade de custos como instrumento de formação gerencial. Para isso, realizou-se uma definição dos princípios e métodos de custeio tradicionais, tais como: custeio por absorção, custeio variável, método de custo padrão e método dos centros custos e ainda o custeio baseado em atividade. Foram levantados os aspectos favoráveis e desfavoráveis de cada método de custeio, procurando demonstrar a contribuição de cada um deles no processo de planejamento, controle e decisão gerencial. Finalmente estabeleceu-se uma inter-relação entre os sistemas e métodos de custeio, pela qual procurou-se demonstrar que, devido ao fato de cada sistema e método de custeio possibilitar o atendimento a objetivos específicos, a conjugação destes possibilitaria a maximização da qualidade da informação de custos de uma empresa para fins gerenciais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional