Fraudes Contábeis: uma abordagem ética, tipológica e suas implicações na sociedade
Resumo
A fraude contábil é um ato ilegal que visa ludibriar informações a respeito da situação patrimonial das entidades sendo motivada por três fatores: pressão, oportunidade e racionalização. O profissional contábil deve agir de forma virtuosa, atentando-se ao valor ético e relevante para o exercício da profissão. Normas e leis presentes no código de ética do profissional contabilista, na legislação, e os órgãos fiscalizadores como a CVM, a SEC e o CFC objetivam diminuir a ocorrência de fraudes. Entre os vários métodos utilizados pelos fraudadores, têm-se: a manipulação de gastos, inflação de receitas e falsificação de contratos, registros e outros documentos. O objetivo do trabalho é apresentar uma abordagem sobre a ética em relação ao profissional contábil; a fraude contábil com seus impactos sociais e consequências econômicas para a sociedade; a legislação em relação ao tema; métodos utilizados pelos fraudadores; e o que tem sido feito para evitar tais fraudes, além de acontecimentos reais que exemplificam a ocorrência delas nas empresas. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica, baseando-se em informações e conhecimentos sobre a produção científica existente. Apesar dos esforços dos órgãos reguladores, as fraudes permanecem ocorrendo constantemente, e a
impunidade é um fator que propicia a continuidade desta ação ilícita. A
empresa deve estar sempre atenta aos sinais de possíveis fraudes e visar
a prevenção, fator necessário para evitá-las.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional