SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL: Benefícios e Dificuldades na Visão dos Operadores de Contabilidade do Município de João pessoa
Resumo
O governo federal do Brasil, buscando diminuir a assimetria de informação entre contribuinte e fisco, e padronizando as informações fornecidas pelos agentes, com o objetivo de melhorar a qualidade das informações solicitadas, criou o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Este sistema é formado basicamente por quatro subsistemas: a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), a Escrituração Fiscal Digital (EFD), Escrituração Fiscal Digital Social (EFD-Social) e a Escrituração Contábil Digital (ECD). Assim, esta pesquisa teve como objetivo verificar quais os principais benefícios e dificuldades percebidos pelos operadores de contabilidade do município de João Pessoa resultantes do Sped. A pesquisa é classificada como descritiva, e realizou um levantamento descrevendo o grau de conhecimento dos contadores, tendo como população 2.547 contadores e 1.073 técnicos, sendo coletados 273 questionários. A ferramenta de coleta de dados utilizada foi um questionário que traçou o perfil socioprofissional, como também, levantou benefícios e dificuldades resultantes do Sped. Na análise de dados, foi usado o Alpha de Cronbrach para verificar a validade do questionário, e na apreciação dos dados, foi realizada análise descritiva com o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) 20, e tabulação em planilhas do software Microsoft Office® Excel 2010. Como principais resultados, obteve-se que a principal dificuldade resultante do Sped é a escassez de pessoal qualificado, apresentando a maior média (3,94), e como principal benefício, foi que o Sped tem resultado em aumento da melhoria da qualidade das informações fornecidas pelos contribuintes, além de resultar em novas oportunidades de emprego para estes profissionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional