DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PELA INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC):
CAPACIDADES DE AGIR NA VIDA ESTUDANTIL E NA VIDA PROFISSIONAL EM CONTABILIDADE PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO CONTÁBIL
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v23i1.1317Palavras-chave:
Pesquisa, Iniciação Científica, Ciências Contábeis, Competências profissionaisResumo
O objetivo deste estudo foi compreender as contribuições da realização de Iniciação Científica (IC) para a construção de competências de estudantes de Ciências Contábeis. Foram investigados 20 estudantes de uma universidade pública estadual que participaram do programa de IC. Os dados foram coletados por questionários semiestruturados. A análise tomou como base a abordagem da Análise Textual Discursiva em uma perspectiva interpretativista. Os resultados apontaram que as motivações dos estudantes são intrínsecas e orientadas por interesses pessoais (envolvimento ativo do estudante) implicando no desenvolvimento de abordagem profunda à aprendizagem. A realização da IC contribuiu na aprendizagem dos conteúdos disciplinares tornando-os mais autônomos e críticos e contribuiu com ganhos de desempenho no aprendizado. A IC proporcionou o desenvolvimento de competências para a vida acadêmica e profissional. A principal conclusão do estudo é a de que a realização de IC durante a graduação em Ciências Contábeis potencializa e contribui positivamente com formação dos estudantes, amplia seu envolvimento no curso, promove aprendizados consistentes e fomenta a construção de competências uteis tanto para a vida acadêmica quanto para o exercício profissional contábil.
Downloads
Referências
Abhayawansa, S., Bowden, M., & Pillay, S. (2017). Students’ conceptions of learning in the context of an accounting degree. Accounting Education, 26(3), 213-241. https://doi.org/10.1080/09639284.2017.1284003
Akkeren, J. V., Buckby, S., & Mackenzie, K. (2013). A metamorphosis of the traditional accountant. Pacific Accounting Review, 25(2), 188-216. https://doi.org/10.1108/PAR-06-2012-0023
Al Mallak, M. A., Tan, L. M., & Laswad, F. (2020). Generic skills in accounting education in Saudi Arabia: students’ perceptions. Asian Review of Accounting, 28(3), 395-421. https://doi.org/10.1108/ARA-02-2019-0044
Albrecht, W. S., & Sack, R. J. (2000). Accounting education: changing the course through a perilous future. Accounting Education Series, 16.
Asonitou, S., & Hassall, T. (2019). Which skills and competences to develop in accountants in a country in crisis? The International Journal of Management Education, 17(3), 1-19. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2019.100308
Barac, K. (2009). South African training officers’ perceptions of the knowledge and skills requirements of entry-level trainee accountants. Meditari Accountancy Research, 17(2), 19-46. https://doi.org/10.1108/10222529200900010
Bariani, I. C. D. (1998). Estilos cognitivos de universitários e iniciação cientifica. [Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação].
Bernstein, B. (2003). A pedagogização do conhecimento: estudos sobre recontextualização. Cadernos de Pesquisa., 120, 75-110. https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000300005
Biggs, J. (2006). Calidad del aprendizaje universitario. (2. ed.). Narcea.
Breglia, V. L. A. (2001). A formação na graduação: contribuições, impactos e repercussões do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). [Tese de Doutorado em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro].
Breglia, V. L. A. (2013). Graduação, formação e pesquisa: entre o discurso e as práticas. Trivium, 5(1), 1-4. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-48912013000100002&lng=pt&tlng=pt
Bridi, J. C. A. (2004). A Iniciação Científica na formação do universitário. [Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Estadual de Campinas].
Bridi, J. C. A. (2010). Atividade de Pesquisa: contribuições da Iniciação Científica na formação geral do estudante universitário. Olhar de Professor, 13(2), 349-360. Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i2.0010
Burnett, S. (2003). The future of accounting education: A regional perspective. Journal of Education for Business, 78(3), 129-134. https://doi.org/10.1080/08832320309599709
Butler, M. G., Chuch, K. S., & Spencer, A. W. (2019). Do, reflect, think, apply: Experiential education in accounting. Journal of Accounting Education, 48, 12–21. https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2019.05.001
Cabrero, R. C. (2007). Formação de pesquisadores na UFSCar e na área de educação especial: impactos do programa de iniciação científica do CNPq. [Tese de Doutorado em Educação Especial, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos].
Canaan, M. G., & Nogueira, M. A. (2015). Bens em disputa no campo universitário: o efeito de fatores socioeconômicos e culturais no acesso à bolsa de iniciação científica. In: L. Massi., & S. L. Queiroz (Org). Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro (pp. 65-85). Editora Unesp Digital.
Chaleta, M. E. (2018). Concepções de aprendizagem em estudantes do ensino superior: Reanálise do COLI (inventário de concepções de aprendizagem). Ensaio: avaliação de políticas públicas em educação, 26(100), 684-705. https://doi.org/10.1590/s0104-40362018002601302
Colares, A. C. V., & Ferreira, C. O. F. (2016). Percepção dos estudantes de graduação em Ciências Contábeis quanto à realização da iniciação científica. Revista de Auditoria, Governança e Contabilidade - RAGC, 4(15), 96-108. http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/ragc/article/view/855
Demo, P. (2005). A educação do futuro e o futuro da educação. Autores Associados.
Demo, P. (2006). Pesquisa: princípio científico e educativo. Cortez.
Demo, P. (2008) Metodologia para quem quer aprender. Atlas. Demo, P. (2015). Aprender como autor. Atlas.
Ensslin, S., & Silva, B. (2008). Investigação do perfil dos artigos publicados nos congressos de contabilidade da USP e da UFSC com ênfase na iniciação científica. Revista de Contabilidade e Organizações, 2(3), 113-131. https://doi.org/10.11606/rco.v2i3.34716
Entwistle, N., & Peterson, E. R. (2004). Conceptions of learning and knowledge in higher education: Relationships with study behavior and influences of learning environments. International Journal of Educational Research, 41(6), 407–428. https://doi.org/10.1016/j.ijer.2005.08.009
Erdmann, A. L., Leite, J. L., Nascimento, K. C., & Lanzoni, G. M. M. (2010). Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagem. Escola Anna Nery, 14(1), 26-32. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452010000100005
Foong, S. Y., & Khoo, C. H. (2015). Attitude, learning environment and current knowledge enhancement of accounting students in Malaysia. Journal of Accounting in Emerging Economies, 5(2), 202–221. https://doi.org/10.1108/JAEE-07-2012-0030
Goodson, I. F. (2014) Context, curriculum and professional knowledge, History of Education, 43:6, 768-776. doi: 10.1080/0046760X.2014.943813
Graneheim, U. H., & Lundman, B. (2004). Qualitative content analysis in nursing research: concepts, procedures and measures to achieve trustworthiness. Nurse education today, 24(2), 105-112. doi: 10.1016/j.nedt.2003.10.001.
Hassall, T., Joyce, J., Montaño, J. L. A., & Anes, J. A. D. (2005). Priorities for the development of vocational skills in management accountants: A European perspective. Accounting Forum, 29(4), 379-394. https://doi.org/10.1016/j.accfor.2005.03.002
Howieson, B. (2003). Accounting practice in the new millennium: is accounting education ready to meet the challenge? The British Accounting Review, 35(2), 69-103. https://doi.org/10.1016/S0890-8389(03)00004-0
Howieson, B., Hancock, P., Segal, N., Kavanagh, M., Tempone, I., & Kent, J. (2014). Who should teach what? Australian perceptions of the roles of universities and practice in the education of professional accountants. Journal of Accounting Education, 32(3), 259–275. https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2014.05.001
Krüger, L. M., Valmorbida, S. M. I., Ensslin, L., Ensslin, S. R., & Vicente, E. F. R. (2013). Inserção dos alunos de Ciências Contábeis na pesquisa científica: uma análise nas universidades federais do sul do Brasil. Revista Contexto, 13(24), 51-63. https://seer.ufrgs.br/ConTexto/article/view/31747
Kun, W., Tong, L., & Xiaodan, X. (2019). Application of big data technology in scientific research data management of military enterprises. Procedia Computer Science, 147, 556–561. https://doi.org/10.1016/j.procs.2019.01.221
Laal, M., & Salamati, P. (2012). Lifelong learning: why do we need it? Procedia - Social and Behavioral Sciences, 31, 399-403. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2011.12.073
Maldonado, L. A. (1998). Iniciação científica na graduação em nutrição: autonomia do pensar e do fazer na visão dos pesquisadores/orientadores. [Dissertação de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro].
Mandilas, A., Kourtidis, D., & Petasakis, Y. (2014). Accounting curriculum and market needs. Education + Training, 56(8/9), 776-794. https://doi.org/10.1108/ET-12-2013-0138
Massi, L., & Queiroz, S. L. (2015). A perspectiva brasileira da iniciação científica: desenvolvimento e abrangência dos programas nacionais e pesquisas acadêmicas sobre a temática. In: L. Massi., & S. L. Queiroz (Org). Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro (pp. 37-64). Editora Unesp Digital.
Mohamed, E. K. A., & Lashine, S. F. (2003). Accounting knowledge and skills and challenges of a global business environment. Managerial Finance, 29(72), 3-16. https://doi.org/10.1108/03074350310768319
Moraes, R. (1999). Análise de conteúdo. Revista Educação, 22(3), 7-32.
Murphy, T., & O’connell, V. (2017). Challenging the dominance of formalism in accounting education: An analysis of the potential of stewardship in light of the evolution of legal education. Critical Perspectives on Accounting, 44, 1–29. https://doi.org/10.1016/j.cpa.2016.06.001
Nascimento, A. S., Aragão, I. R. B. N., Gomes, C. A. S., & Nova, S. P. C. C. (2013). Pesquisa científica e a construção do conhecimento: possibilidade e prática ou utopia? Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 1(2), 106-122. DOI: 10.18405/recfin20130207
Paguio, R., & Jackling, B. (2016). Teamwork from accounting graduates: what do employers really expect? Accounting Research Journal, 29(3), 348–366. https://doi.org/10.1108/ARJ-05-2014-0049
Pereira, L. O., Inocenti, A., & Silva, G. B. (1999). A iniciação científica na graduação em enfermagem da Universidade de São Paulo (1993 a 1996): análise crítica. Revista latino-americana de enfermagem, 7(3), 77-86. https://doi.org/10.1590/S0104-11691999000300011
Perrenoud, P. (1999). Construir as competências desde a escola. Artmed.
Pietrzaka, Z., & Wnuk-Pelb, T. (2015). The roles and qualities of management accountants in organizations - evidence from the field. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 213, 281–285. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.11.538
Pinho, M. J. (2017). Ciência e ensino: contribuições da iniciação científica na educação superior. Avaliação (Campinas), 22(3), 658-675. https://doi.org/10.1590/s1414-40772017000300005
Pinto, N. L. S., Fernandes, L. M. A., & Silva, F. F. (2016). Para além da formação acadêmica: as contribuições da iniciação científica para o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes da área de administração. Administração: Ensino e Pesquisa, 17(2), 301-325. https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n2.352
Pires, C. B., Ott, E., & Damacena, C. (2009). “Guarda-Livros” ou “Parceiros de Negócios”? uma análise do perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho para contadores na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). Contabilidade Vista & Revista, 20(3), 157-187. https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/655
Pires, R. C. M. (2002). A contribuição da iniciação científica na formação do aluno de graduação numa estadual. [Dissertação de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia].
Pitta, K. B., Santos, L. A. D., Escher, C. A., & Bariani, I. C. D. (2000). Estilos cognitivos de estudantes de psicologia: impacto da experiência em iniciação científica. Psicologia Escolar e Educacional, 4(2), 41-49. https://doi.org/10.1590/S1413-85572000000200005
Rebele, J. E., & Pierre, E. K. S. (2019). A commentary on learning objectives for accounting education programs: The importance of soft skills and technical knowledge. Journal of Accounting Education, 48, 71–79. https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2019.07.002
Reis, A. O., Sediyama, G. A. S., Moreira, V. S., & Moreira, C. C. (2015). Perfil do profissional contábil: habilidades, competências e imagem simbólica. Revista Contemporânea de Contabilidade, 12(25), 95-116. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2015v12n25p95
Salleh, K., & Aziz, R. A. (2014). Traits, skills and ethical values of public sector forensic accountants: an empirical investigation. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 145, 361–370. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.06.045
Santos, C. K. S., & Leal, E. A. (2014). A iniciação científica na formação dos graduandos em ciências contábeis: um estudo em uma instituição pública do triângulo mineiro. Revista Contemporânea de Contabilidade, 11(22), 25-48. http://dx.doi.org.br/10.5007/2175-8069.2014v11n22p25
Scorsolini-Comin, F. (2014). Guia de orientação para iniciação científica. Atlas.
Silveira, T. P., Ensslin, S. R., & Valmorbida, S. M. I. (2012). Desmistificando o ensino da pesquisa científica na graduação em Ciências Contábeis: Um estudo na Universidade Federal de Santa Catarina. Revista de Contabilidade da UFBA, 6(1), 48-65. https://periodicos.ufba.br/index.php/rcontabilidade/article/view/5803
Souza, M. B. (2005). A influência dos conteúdos e atividades de iniciação científica para o estímulo ao desenvolvimento do pensamento crítico em Ciências Contábeis: pesquisa com coordenadores de curso na cidade de São Paulo. [Dissertação de Mestrado em Ciências Contábeis, Centro Universitário Álvares Penteado].
Teixeira, E. B., Vitcel, M. S., & Lampert, A. L. (2008). Iniciação científica: desenvolvendo competências e habilidades na formação do administrador. Revista de Estudos de Administração, 16, 115-144. http://www.spell.org.br/documentos/ver/1924/iniciacao-cientifica--desenvolvendo-competencias-e-habilidades-na-formacao-do-administrador/i/pt-br
Towers-Clark, J. (2015). Undergraduate accounting students: prepared for the workplace? Journal of International Education in Business, 8(1), 37-48. https://doi.org/10.1108/JIEB-11-2013-0043
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-11-30 (2)
- 2022-04-29 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcelo Marchine Ferreira, Andreza Paterno da Silva, Rafael Henrique de Oliveira Silva, Romildo de Oliveira Moraes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional