Educação previdenciária e as mudanças na previdência social: análise dos alunos e egressos de uma instituição de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v21i2.1089Palavras-chave:
Educação financeira, Aposentadoria, Investimento.Resumo
O estudo analisou à relação das variáveis indicadores de educação previdenciária com as características socioeconômicas de graduando e egressos de uma universidade em Goiânia. Aplicou-se um questionário eletrônico, cuja amostra foi de 249 respondentes. Utilizaram-se os testes estatísticos de Fisher, Qui-quadrado, Spearman e Kendall para verificar associações entre investimentos de recursos para a fase de aposentadoria, utilizando as seguintes variáveis: idade; gênero; renda; acompanhar reformas previdenciárias; possuir carteira de trabalho assinada; e conhecer benefício fiscal para PGBL. Foram constatadas associações dos investimentos de recursos para a fase de aposentadoria com: gênero; renda; acompanhar reformas previdenciárias; possuir carteira de trabalho assinada e conhecer benefício fiscal para PGBL. Essas associações sugerem que os participantes estão acompanhando as reformas da previdência e tem consciência da necessidade de acumulação de patrimônio para o pós-carreira, entretanto eles não realizam esses investimentos em decorrência da baixa renda. Há evidência estatística de que os homens investem recursos para a fase de aposentadoria com maior frequência do que as mulheres, contribuindo assim, com a literatura, uma vez que esses resultados são corroborados por estudos anteriores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Dayane Vieira Gomes, Elis Regina Oliveira, Geovane Camilo Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional