Educação previdenciária e as mudanças na previdência social: análise dos alunos e egressos de uma instituição de ensino superior

Autores

  • Dayane Vieira Gomes Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Elis Regina Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Geovane Camilo Santos Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Universidade Federal de Uberlândia
  • Leonardo Rodrigues de Oliveira Merelles Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v21i2.1089

Palavras-chave:

Educação financeira, Aposentadoria, Investimento.

Resumo

O estudo analisou à relação das variáveis indicadores de educação previdenciária com as características socioeconômicas de graduando e egressos de uma universidade em Goiânia. Aplicou-se um questionário eletrônico, cuja amostra foi de 249 respondentes. Utilizaram-se os testes estatísticos de Fisher, Qui-quadrado, Spearman e Kendall para verificar associações entre investimentos de recursos para a fase de aposentadoria, utilizando as seguintes variáveis: idade; gênero; renda; acompanhar reformas previdenciárias; possuir carteira de trabalho assinada; e conhecer benefício fiscal para PGBL. Foram constatadas associações dos investimentos de recursos para a fase de aposentadoria com: gênero; renda; acompanhar reformas previdenciárias; possuir carteira de trabalho assinada e conhecer benefício fiscal para PGBL. Essas associações sugerem que os participantes estão acompanhando as reformas da previdência e tem consciência da necessidade de acumulação de patrimônio para o pós-carreira, entretanto eles não realizam esses investimentos em decorrência da baixa renda. Há evidência estatística de que os homens investem recursos para a fase de aposentadoria com maior frequência do que as mulheres, contribuindo assim, com a literatura, uma vez que esses resultados são corroborados por estudos anteriores.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

Gomes, D. V., Oliveira, E. R., Santos, G. C., & Merelles, L. R. de O. (2020). Educação previdenciária e as mudanças na previdência social: análise dos alunos e egressos de uma instituição de ensino superior. Revista Mineira De Contabilidade, 21(2), 59–69. https://doi.org/10.51320/rmc.v21i2.1089

Edição

Seção

Artigos científicos: