EFEITO DA MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM ADOTADAS POR ELES: ESTUDAR OU COMPREENDER?
DOI:
https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20n3t07Resumo
Os níveis motivacionais dos alunos é um assunto tratado com afinco no contexto educacional, tanto como elemento de reflexão na forma de ensinar, como no modo de aprender. A Teoria da Autodeterminação defende que o nível de motivação dos acadêmicos produz efeitos no emprego de estratégias de aprendizagem. Assim, esse estudo verificou o efeito da motivação sobre as estratégias de estudo adotadas pelos acadêmicos de Ciências Contábeis. Realizou-se uma survey com 106 acadêmicos de uma universidade pública do Paraná. Na análise dos dados empregou-se a técnica de análise fatorial e regressão múltipla. Os achados confirmam o efeito da motivação na forma de estudar. Observou-se que as motivações de ordem intrínseca se relacionaram positivamente a dedicação e a adoção de estratégias de estudo aprofundadas. Adicionalmente, confirmou-se também que o emprego de estratégias de estudos operacionais é estimulado por pressões/motivações externas. Os achados contribuem significativamente para a compreensão dos diversos estímulos que atuam sobre a forma de aprendizagem adotada pelos discentes ao longo de sua vida acadêmica. Além disso, estimula a compreensão social do comportamento dos discentes no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes ao oferecer conhecimento sobre a sua motivação.
Palavras-chave: Motivação. Estratégia de aprendizagem. Teoria da Autodeterminação. Acadêmicos de Ciências Contábeis.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2020-12-16 (2)
- 2019-12-20 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional