O utilitarismo adotado no ensino da Ciência Contábil
Resumen
Á contabilidade é tão remota que alguns historiadores indicam os primeiros sinais objetivos de sua existência aproximadamente 4.000 anos a.C. A necessidade de acompanhar a evolução dos patrimônios foi o grande motivo para o seu desenvolvimento. Através dos tempos, verifica-se que normalmente o grau de avanço da contabilidade está diretamente associado ao grau de progresso econômico-social e institucional de cada sociedade. Mesmo sendo a contabilidade instrumento eficaz de gestão em qualquer regime econômico, de mercado ou centralizado, é nas economias de mercado que a contabilidade atinge seu ponto mais alto. Em termos do entendimento da evolução histórica da contabilidade, é importante reconhecer que ela teve seu florescer, como disciplina adulta e completa, nas cidades italianas de Veneza, Gênova, Florença e outras. Estas cidades e outras da Europa fervilhavam de atividade mercantil, econômica e cultural. Foi nesse período que Frei Luca Paciolo escreveu o livro fazendo uma exposição completa do Método das Partidas Dobradas (1494). Iniciou-se assim um largo domínio da que se chamou "Escola Italiana", em particular a Europeia, em geral de Contabilidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional