O caso da escola contábil anglo-saxônica
Resumen
No campo da doutrina contábil existem duas fortes vertentes, uma trilha o caminho da arte, a outra o da ciência. A primeira considera a contabilidade como uma "ciência da informação", sem leis, postulados ou axiomas, moldada para o objetivo do lucro, com agrupamentos contábeis e de créditos movediços, que se transformam e oscilam ao sabor da conveniência empresarial ou da conjuntura. A sua autópsia foi exposta magistralmente nas investigações e conclusões de uma investigação do Senado norte-americano em dezembro de 1976, chefiada pelo Senador Lee Metcalf. Sendo arte, as demonstrações contábeis retratam o ponto de vista do seu autor, ou autores. Grave, também, é a situação do manifesto conflito ético que envolve o sistema de consultoria com o simultâneo comprometimento da opinião sobre os reflexos contábeis do cliente.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional