Harmonização de Normas Contábeis: um estudo sobre as divergências entre Normas Contábeis Internacionais e seus reflexos na Contabilidade Brasileira
Resumen
A internacionalização da economia e a perspectiva de um mercado único têm propiciado às empresas uma maior diversidade na captação de recursos e acelerado crescimento na competitividade despertando nos gestores, de forma geral, a necessidade de desenvolver um sistema de informação de modo a harmonizar as práticas contábeis e proporcionar maior comparabilidade para seus diversos usuários. A harmonização contábil permite um maior controle, por parte de investidores e analistas de mercado, sobre os riscos do investimento e uma menor necessidade de especialização em particularidades e especificidades contábeis que oneram e retardam a dinâmica dos processos administrativos e decisórios. Os International Financial Reporting Standard (IFRS), com sua primeira inserção em junho de 2003, estão sendo considerados como uma revolução no mercado financeiro. São padrões contábeis e financeiros emitidos pelo IASB, que tem como objetivo internacionalizar as informações, proporcionando comparabilidade, precisão e transparência. Muitos países do mundo irão incorporar o IFRS a partir de 2005, dando mais um passo a caminho da harmonização. Este trabalho apresenta as inúmeras diferenças estruturais e culturais entre as normas internacionais e as divergências nos processos de regulamentações adotados em vários países e órgãos emissores de padrões contábeis. Além disso, aborda algumas alternativas apresentadas nos processos de regulamentação contábil brasileiro e suas evoluções na busca por uma confluência com os padrões internacionais na viabilização do processo de harmonização e na inserção da contabilidade como veículo propulsor de credibilidade e comparabilidade das informações no processo decisório.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional