Evidenciação de ativos intangíveis: um estudo com empresas brasileiras
Resumen
Órgãos nacionais e internacionais estão desenvolvendo normas e procedimentos no intuito de atingir o tão almejado objetivo de harmonizar as práticas contábeis no âmbito internacional. Neste contexto, este artigo tem por objetivo analisar a evidenciação de ativos intangíveis fornecidos pelas empresas brasileiras listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), em relação ao que dispõem
as normas brasileiras e internacionais sobre o assunto. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo comparativo dos relatórios contábeis divulgados por 40 empresas listadas na BOVESPA, escolhidas aleatoriamente, levando em consideração os Balanços Patrimoniais e as notas explicativas de 2005, 2007 e 2009. Os principais resultados mostraram que os ativos intangíveis mais evidenciados pelas empresas foram os softwares, ágio na aquisição de investimentos e marcas e patentes. A partir da vigência da Lei
11.638/07, grande parte das empresas passou a evidenciar os ativos intangíveis no Balanço Patrimonial. A análise de regressão realizada indicou que o ano de análise possui significância estatística na explicação dos diferentes índices de evidenciação de intangíveis e que o status de listagem em um dos níveis de governança corporativa está relacionado a maiores níveis de evidenciação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional