Sustentabilidade dos negócios e a contabilidade: análise da materialização de riscos não evidenciados nas demonstrações financeiras das empresas
Resumen
A assimetria informacional e o conflito de interesses entre acionistas e administradores são fenômenos organizacionais motivadores das boas práticas de governança corporativa. Os agentes estão em constante busca pela maximização de seu bem-estar, o que pode levá-los a se comportar de modo contrário aos interesses corporativos. A governança corporativa visa evitar tal situação por meio de mecanismos de alinhamento entre os contratos que ocorrem na firma. Em 2002, após escândalos envolvendo fraudes em demonstrações financeiras divulgadas ao mercado de capitais norte-americano, foi promulgada a Lei Sarbanes-Oxley (SOX), com o objetivo de proteger os investidores e dar-lhes maior segurança e confiança nas informações financeiras divulgadas pelas empresas. Desde então, diversas empresas em todo o mundo reestruturam seus controles internos, conforme as exigências legais, em um processo trabalhoso e custoso. No entanto, após seis anos da instituição de rígidas normas pela SOX, com o avanço da crise imobiliária norteamericana
para uma crise global, muitos investidores têm sido surpreendidos por fatos relevantes divulgados por empresas ao mercado até então omitidos ou pouco detalhados em suas demonstrações financeiras. Nesse contexto, o presente estudo visa discutir a efetividade da SOX como mecanismo de proteção ao investidor, por meio da análise de casos de empresas que divulgaram recentemente fatos relevantes de difícil previsibilidade por parte dos acionistas, e que não foram devidamente registrados em seus relatórios financeiros anuais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional