ARTEFATOS GERENCIAIS E INOVAÇÃO

UMA INVESTIGAÇÃO NA FEIRA HIPPIE DE GOIÂNIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v26i1.1576

Palabras clave:

Artefatos Gerenciais, Inovação, Feira Hippie de Goiânia, Micro e Pequenas Empresas, Feira livre

Resumen

A Feira Hippie de Goiânia possui um valor de patrimônio histórico-cultural para a cidade, movimentando toda a cadeia produtiva e gerando um grande impacto na economia local. O objetivo geral da pesquisa é verificar se há um relacionamento positivo entre o uso dos artefatos gerenciais e o grau de inovação por parte dos feirantes da Feira Hippie de Goiânia. É um estudo exploratório com abordagem quantitativa em que o método de coleta de dados foi um questionário físico aplicado aos feirantes da Feira Hippie de Goiânia. Foram aplicados os testes de estatística descritiva e análise de correlação de Person nos dados coletados. Os resultados demonstram que existe um relacionamento positivo entre o uso dos artefatos gerenciais e o grau de inovação por parte dos feirantes da Feira Hippie de Goiânia, sendo fatores de segunda ordem. Além disso, foi possível verificar que, ao aumentar o uso dos fatores de primeira ordem artefatos patrimoniais e de resultados e inovação de plataforma, desencadearia na elevação do uso de vários outros fatores pelos feirantes. Além do mais, a pesquisa investiga a caracterização dos feirantes da Feira Hippie, bem como descreve suas principais práticas administrativas e inovadoras. Esses resultados podem servir como fonte de informação para orientar práticas e treinamentos futuros, visando auxiliar sua evolução dentro desses contextos.

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Biografía del autor/a

Stela Ribeiro de Sant'Ana, UFG

Formada em ciências contábeis pela Universidade Federal de Goiás

Juliano Lima Soares, UFG

Pós-Doutor em Ciências Contábeis e Atuariais (2019) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Positivo (UP) com período sanduíche no William James Research Center - ISPA - Portugal (2014-2016), Mestre em Administração de Empresas pela Instituição de Ensino de Minas Gerais -SIEMG/FEAD (2012- 2013), Especialização em Controladoria (2010) e Docência no Ensino Superior (2012) pela Faculdade de Sinop (FASIPE) e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2009) e graduando em Antropologia (2022-2024) pela UNIASSELVI.

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Publicado

2025-05-16

Cómo citar

Ribeiro de Sant’Ana, S., & Lima Soares, J. (2025). ARTEFATOS GERENCIAIS E INOVAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO NA FEIRA HIPPIE DE GOIÂNIA. Revista Mineira De Contabilidade, 26(1), 27–41. https://doi.org/10.51320/rmc.v26i1.1576

Número

Sección

Artigos científicos: