TEMPESTIVIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL E PRÁTICA DA SUAVIZAÇÃO DE RESULTADOS: UM ESTUDO NO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO
Resumen
Este estudo investiga a influência da Tempestividade da informação contábil nas práticas de suavização de resultados em companhias de capital aberto com ações negociadas na BM&FBovespa. Para isso, adotou-se uma amostra de 185 empresas brasileiras, não financeiras. O estudo classificado como descritivo utiliza como proxy para a suavização de resultados uma variável modificada do modelo original de Eckel (1981). Optou-se pela utilização do coeficiente de variação de Eckel (1981) como uma métrica modificada. Como variável independente, adotou-se a proxy de Tempestividade (timeliness) obtida a partir do modelo empregado no estudo de Lopes e Walker (2008). A regressão com Dados em Painéis utilizando Efeitos Fixos mostrou que Tempestividade da informação contábil influenciou as práticas de suavização da amostra pesquisada. Os resultados sugerem que os gestores utilizam-se da característica tempestiva da informação contábil de forma oportuna, afim de, gerenciar os resultados das empresas. Em outras palavras, o poder de decisão dos gestores em definir “o que”, “como” e “quando” divulgar uma informação afeta diretamente a qualidade da informação contábil.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional