A INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOCIAL NO VALOR DA PETROBRAS
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v23i3.1371Palabras clave:
Sentimento Textual, Sentimento do Investidor, Mídias SociaisResumen
A presente pesquisa visa contribuir com a discussão sobre o sentimento do investidor. O objetivo do trabalho foi analisar a relação entre o sentimento exposto no Twitter e o retorno da Petrobras. Desse modo, tweets sobre a Petrobras, no período de 2010 até 2020, foram analisados a fim de se verificar se o sentimento textual dessas mensagens impacta no retorno. O método escolhido para classificar as palavras foi o mapeamento perceptual conjuntamente com a média e desvio padrão da frequência dos termos em dias positivos ou negativos. Os resultados apontaram que a variação do sentimento total e a variação do sentimento negativo tem relação com o retorno. A variação do sentimento é significativa quando o mercado está pessimista, demonstrando que a variação negativa do sentimento intensifica o movimento pessimista do mercado e ameniza a queda do mercado quando a variação do sentimento é positiva. Os achados corroboram com a teoria de finanças comportamentais de que o sentimento possui relacionamento com o retorno, no caso do estudo, o sentimento textual. Por fim, foram analisadas diferentes amostras com a mesma metodologia. Com isso, foi possível verificar que os indivíduos falam mais sobre a estatal, de modo geral, do que sobre os tickers da ação ou com a própria empresa na sua página oficial.
Descargas
Descargas
Publicado
Versiones
- 2023-11-30 (2)
- 2022-12-23 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Milene Dias Almeida, Vinicius Mothé Maia, Roberto Tommasetti
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional