A INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOCIAL NO VALOR DA PETROBRAS
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v23i3.1371Palabras clave:
Sentimento Textual, Sentimento do Investidor, Mídias SociaisResumen
A presente pesquisa visa contribuir com a discussão sobre o sentimento do investidor. O objetivo do trabalho foi analisar a relação entre o sentimento exposto no Twitter e o retorno da Petrobras. Desse modo, tweets sobre a Petrobras, no período de 2010 até 2020, foram analisados a fim de se verificar se o sentimento textual dessas mensagens impacta no retorno. O método escolhido para classificar as palavras foi o mapeamento perceptual conjuntamente com a média e desvio padrão da frequência dos termos em dias positivos ou negativos. Os resultados apontaram que a variação do sentimento total e a variação do sentimento negativo tem relação com o retorno. A variação do sentimento é significativa quando o mercado está pessimista, demonstrando que a variação negativa do sentimento intensifica o movimento pessimista do mercado e ameniza a queda do mercado quando a variação do sentimento é positiva. Os achados corroboram com a teoria de finanças comportamentais de que o sentimento possui relacionamento com o retorno, no caso do estudo, o sentimento textual. Por fim, foram analisadas diferentes amostras com a mesma metodologia. Com isso, foi possível verificar que os indivíduos falam mais sobre a estatal, de modo geral, do que sobre os tickers da ação ou com a própria empresa na sua página oficial.
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