CONTABILIDADE AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA CIDADE DE MACEIÓ/AL
Abstract
O objetivo deste artigo foi analisar o nível de conhecimento de discentes de cursos de graduação em ciências contábeis em relação a tópicos correlatos à contabilidade ambiental. A metodologia utilizada quanto ao objetivo proposto se caracteriza como descritiva e, quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de um levantamento (survey). A amostra investigada, denominada como não probabilística intencional, foi determinada considerando as instituições de ensino superior (IES), presentes na cidade de Maceió (AL), que oferecem o curso de ciências contábeis e obtiveram aprovação no Exame Nacional de Desenvolvimento de Estudante (ENADE) no ano de 2014. O total de respondentes foi de 165 discentes de seis IES. A coleta de dados foi feita com a aplicação de questionário, sendo tratados por meio de estatística descritiva, na sua dimensão quantitativa. Os resultados evidenciaram que o nível de conhecimento dos discentes a respeito dos tópicos correlatos à contabilidade ambiental é baixo, sendo que apenas 13% dos discentes informaram já ter cursado alguma disciplina voltada à educação ambiental. Questionados sobre o conhecimento das Normas Brasileiras de Contabilidade relacionadas às informações de natureza social (NBC T15), 53,3% dos discentes informaram que possuem conhecimento fraco; quanto à estrutura, elaboração e divulgação do balanço social, 41,8% informaram que têm conhecimento intermediário; 58,2% consideraram importante o fato de empresas desenvolverem e divulgarem ações socioambientais; e 51,5% afirmaram destacaram que o desenvolvimento sustentável é tema muito importante a ser considerado na formação acadêmica.
Palavras-chave: Ciências Contábeis. Contabilidade Ambiental. Gestão Ambiental.
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