A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) APLICADA À CONTABILIDADE
Abstract
O presente artigo tem como objetivo analisar as principais características da informação contábil previstas na Resolução CFC No. 785, de 28 de julho de 1995, quais sejam: confiabilidade, tempestividade, compreensibilidade e comparabilidade, diante da situação atual dos balanços patrimoniais, com a revogação da correção monetária pelo art. 4º. da Lei No. 9.249, de 26 de dezembro de 1995. Verifica-se que a Teoria Contábil sustenta que a informação contábil deve propiciar aos seus usuários base segura às suas decisões, compreendendo o estado em que se encontra a organização, sua evolução, oportunidades e riscos. Entretanto, o presente estudo identificou que entre a teoria e a prática, existe uma legislação que determina uma prática que limita e inviabiliza a qualidade da informação contábil, a ponto de torná-la inadequada para apoiar o processo decisório nas organizações. A sistemática atual gera informações a partir de dados históricos, sem reconhecer a variação do poder aquisitivo da moeda. Com isso, a informação contábil perdeu o potencial informativo e preditivo e, por conseqüência, o seu valor como recurso estratégico. Diante disto, torna-se imperativo o uso de recursos da tecnologia da informação (TI) para viabilizar a recuperação da capacidade preditiva da informação contábil e do processo de tomada de decisões nas organizações brasileiras.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional