ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA E ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA EM BANCOS
Abstract
O objetivo do presente trabalho é analisar os impactos nos índices de liquidez, endividamento e rentabilidade, valor médio mensal das ações, quantidade de ações e volume de recursos financeiros negociados do Banco Bradesco S.A., Itaú Holding Financeira S.A. e Unibanco Holding S.A., após inserção no Nível 1 de Governança Corporativa, durante o período de1998 a2005. Ametodologia utilizada caracteriza-se por uma abordagem empírico-analítica que, conforme Martins (2002), privilegia estudos práticos e possui forte preocupação com a relevância causal entre as variáveis. A utilização do Teste-t se dá em função de trabalharmos com dados emparelhados, tratados ao nível de significância de 5% na distribuição normal padronizada, ou seja, as respostas com um grau de 95% de confiabilidade. Das 3 empresas do N1GC pertencentes ao setor bancário, apenas o Bradesco apresentou a maioria das hipóteses (62% ou 8 hipóteses) como convergentes com a afirmação de que a entrada das empresas no Nível 1 de Governança Corporativa trouxe alterações significativas nas variáveis analisadas (Índice de Liquidez, Endividamento, Rentabilidade, Valor Médio das Ações, Volume em R$ e Quantidade de Ações Negociadas); já para as outras empresas – Itaú e Unibanco –, a maioria das hipóteses (77% ou 10 hipóteses) negaram a afirmação de que a entrada das empresas no Nível 1 de Governança Corporativa trouxe alterações significativas nas variáveis analisadas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional