JUROS NO CARTÃO DE CRÉDITO SOB A ÓPTICA DA PERÍCIA CONTÁBIL
Abstract
O cartão de crédito é uma das formas mais práticas para a obtenção de bens e serviços nos tempos atuais. Esta transação envolve, no mínimo, três partes integrantes: a emissora do cartão, o usuário do cartão e o fornecedor dos bens e/ou serviços. A natureza jurídica desse tipo de contrato não se encontra expressamente regulamentada pelo legislador, e o Banco Central do Brasil – BCB - não considera como responsabilidade sua a fiscalização das administradoras de cartão de crédito. Essa falta de regulamentação gera interpretação quanto às taxas de juros aplicadas nos cartões de crédito. O usuário, ao sentir-se lesado, recorre ao judiciário, para que a justiça decida o litígio. Nos casos em que é necessária a perícia contábil como prova técnica, o perito contábil, munido de informações extraídas dos autos, auxilia o magistrado para decisão da lide. A matemática financeira, com seus conceitos básicos, é aplicada nos cálculos da evolução da dívida, demonstrando os cálculos pertinentes a uma fatura mensal do cartão de crédito. A partir dos resultados obtidos constata-se que, com as elevadas taxas de juros, o total da dívida, ao final de um determinado período, inviabiliza a opção pelo crédito rotativo ou atraso no pagamento. Ao final deste estudo, são apresentadas conclusões sobre a matéria nele tratada.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional